header top bar

section content

Como o magnésio pode ajudar nos cuidados com a sua pele

Peles ressecadas e acneicas encontram no magnésio um grande aliado

Por Marie Claire

18/08/2019 às 06h49 • atualizado em 17/08/2019 às 13h52

Peles ressecadas e acneicas encontram no magnésio um grande aliado Foto: ilustrativa da internet

Impulsionadas pelo skincare, temos questionado mais e mais sobre a importância da alimentação e da composição de produtos que entram em contato com a pele. Você já considerou aumentar seu consumo de alimentos com magnésio? Aqui, uma explicação completa para compreender a dimensão do efeito desse mineral.

Armazenado dentro das células, o magnésio corporal está contido 60% nos ossos, 26% nos músculos e o restante em outras partes do corpo, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff. “O magnésio controla a atividade elétrica cardíaca, a contratilidade muscular e o funcionamento das células nervosas. Ele ocasiona relaxamento do músculo vascular liso e diminuição da pressão sanguínea, diminuindo os riscos de arritmia e tetania e aumentando o fluxo coronariano por ação no sistema circulatório”, elucida Monica Batista, biomédica esteta.

Já nas células, o magnésio “desempenha papel fundamental nas atividades enzimáticas, atuando como cofator em mais de 300 reações metabólicas. Atua ainda como regulador fisiológico da função hormonal e na resposta imune inata e adquirida”, explica Monica. Por isso, sua deficiência compromete a imunocompetência. Além disso, conforme lista a dermatologista Paola Pomerantzeff, a insuficiência de magnésio pode acarretar fadiga, insônia, irritabilidade, cãibras, contraturas musculares, alterações cardíacas, alteração da memória, anorexia, alterações renais e osteoporose.

A importância do magnésio para a pele

Deu para perceber como o magnésio é vital para o funcionamento de sistemas diversos, né? Mas e na pele, como ele age? Ainda de acordo com a dermatologista, segundo alguns estudos, o magnésio “melhora a função de barreira na pele, aumenta a hidratação e diminui a inflamação na pele seca atópica.” Ele protege contra danos dos radicais livres e inflamação e pode ajudar em peles vermelhas e ressecadas. Justamente por isso, é um aliado importante em tratamentos de acne e rosácea.

Monica Batista continua: “Possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa por estimular a fagocitose e ser indispensável para a ação de anticorpos. Ele ajuda no equilíbrio da pele e na redução de inflamações. O papel do magnésio na pele é reduzir o excesso de oleosidade, reduzir citocinas pro-inflamatórias (facilitadoras do aparecimento da acne), desobstruir os poros faciais e reduzir, assim, a proliferação de cravos e espinhas.”

Oleaginosas em sua dieta podem ajudar com o cuidado da pele (Foto: Getty)

Para incluir o magnésio em sua dieta, Paola recomenda o consumo de oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas; leguminosas como feijão, ervilha e lentilha; e vegetais folhosos verde-escuros (espinafre, couve, agrião, escarola e abacate).

Fonte: Marie Claire - https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2019/08/como-o-magnesio-pode-ajudar-nos-cuidados-com-sua-pele.html

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Capitão da PM conta que vítima de tiros em Cajazeiras fez revelação sobre crime antes de morrer

VÍDEO

No Sertão, Ricardo Coutinho rebate presidente da assembleia e manda recado duro para governador da PB

SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe especialista em saúde pública e fala de práticas integrativas do SUS

DESCONTRAÇÃO

VÍDEO: Sucesso na internet, Gleyfy Brauly e MC Nem animam o programa Xeque Mate dessa semana