header top bar

section content

MAIS QUE MILAGROSO: 15 Benefícios do sexo para a saúde física e mental

Se você precisa de mais motivos para aumentar a frequência do sexo na sua vida, aqui estão algumas boas razões

Por Dicas Online

21/08/2019 às 09h54

A pratica faz bem a saúde do corpo e da mente (Foto: Freepik)

As pessoas que levam uma vida sexual ativa, tomando os devidos cuidados como o uso de preservativo, são beneficiadas naturalmente com uma sensação de leveza e bem-estar. Mas você sabia que essas sensações que o sexo proporciona não se resumem apenas ao aspecto emocional? Conheça quais são os demais benefícios do sexo para o corpo e a mente, quando praticado por livre e espontânea vontade de todos os envolvidos.

O sexo, por mais que seja um assunto do qual pouca gente fala abertamente, é algo que praticamente todo mundo faz. Então nada melhor do que tornar esse assunto mais leve e falar sobre isso.

Quando uma pessoa faz sexo, uma série de coisas acontecem simultaneamente no seu corpo como uma forma de preparação para o ato sexual. São todas coisas normais, como aumento da liberação de estrogênio nas mulheres ou de testosterona nos homens, da adrenalina nos dois, aumento da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. A endorfina, o hormônio do bem-estar, também entra em ação.

Quando o ato sexual chega ao ápice e ocorre o orgasmo, todas as células nervosas do cérebro descarregam eletricidade e o corpo inteiro relaxa. Todos esses efeitos acabam sendo prolongados, indo muito além do ato sexual. É uma forma de o organismo manter todas essas sensações ativas e beneficiar o corpo e a mente de diversas formas a longo prazo, como as que você verá a seguir.

Sexo faz bem para a saúde?
A resposta é sim, sexo faz bem para a saúde. De acordo com os médicos especialistas, ter uma vida sexual ativa não serve apenas para a reprodução humana. O ato sexual provoca uma série de combinações químicas que atingem o corpo como um todo, contribuindo inclusive para a manutenção da saúde. Veja quais são os principais benefícios.

Começando pelo que o sexo faz com a saúde física, especialmente quando praticado com uma frequência média, por exemplo semanal.

1. Fortalecimento do sistema imunológico
Quem tem uma vida sexual ativa tem menor probabilidade de contrair doenças e infecções virais. Isso porque o sexo estimula a produção de anticorpos no organismo.

2. Proteção do sistema cardiorrespiratório
Conforme mencionado anteriormente, o ato sexual faz com que o coração acelere, e assim a pressão é ativada e a respiração fica ofegante. Ou seja, é um excelente exercício físico cardiorrespiratório.

3. Contribuição para o emagrecimento
Em média, uma relação sexual que dura entre 20 e 30 minutos pode queimar até 150 calorias. Esse gasto vai variar conforme a intensidade do ato e a variação das posições, que exercitam mais ou menos determinados músculos.

4. Alívio de dores e enxaquecas
Ao fazer sexo, o corpo libera óxido nítrico, uma substância que ativa a circulação periférica e acalma as enxaquecas relacionadas com dificuldades vasculares. Libera também endorfina e oxitocina, responsáveis pelo alívio das dores musculares e nas articulações.

5. Contribuição para o rejuvenescimento das células
Ao fazer sexo, o corpo reduz a quantidade de toxinas no sangue e nos tecidos, prevenindo o envelhecimento celular.

6. Fortalecimento da musculatura da região pélvica
Existem exercícios específicos para trabalhar a musculatura da região pélvica em homens e em mulheres, como o exercício Kegel, mas o ato sexual é o mais eficiente. É muito importante manter a musculatura dessa região fortalecida para:

Prevenir incontinência urinária;
Ajudar mulheres na preparação para o parto e na recuperação pós-parto;
Melhora cada vez mais o desempenho sexual de homens e mulheres;
Reduzir sintomas da menopausa;
Reduzir o ressecamento vaginal;
Melhorar o funcionamento intestinal;
Prevenir infecções vaginais.

7. Redução do estresse
O ato sexual realmente é capaz de aliviar o estresse por causa da liberação de altas doses de serotonina no corpo, o hormônio da felicidade. Conforme dito no início, ele também libera carga elétrica e outros hormônios que promovem o relaxamento. Ao praticar uma só vez o efeito dura por algum tempo, mas com a frequência, acaba sendo prolongado.

8. Melhora da memória
A prática sexual estimula a produção de neurônios, o que é essencial para conservação da boa memória e a prevenção de doenças cerebrais degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

9. Aumento da qualidade do sono
Ao atingir o êxtase, o organismo libera a oxitocina que deixa o corpo inteiramente relaxado e coloca-o no estado ideal para dormir. Pode parecer contraditório que o sexo deixe o corpo com mais disposição e também seja recomendado para dormir melhor, mas as duas coisas são possíveis, pois esse relaxamento provocado ao final do sexo faz bem para as duas situações.

10. Aumento da autoestima
Por fim, outros dos benefícios do sexo é que esse ato tem o poder de aumentar a autoestima de forma significativa. Especialmente quando é feito com prazer e com alguém com quem se sinta inteiramente à vontade para mostrar o corpo, falar sobre o que gosta ou não nesse momento tão íntimo.

11. Liberação de hormônios
Durante o ato sexual o organismo dobra a liberação de estrogênio, o hormônio sexual feminino, e de testosterona, o masculino, que, entre tantas atividades, são responsáveis por ajudar a deixar a pele hidratada e os cabelos brilhantes.

12. Serve como exercício físico
O sexo não deixa de ser um exercício físico, que atua sobretudo alongando os membros superiores, inferiores e a coluna. Promove também um grande trabalho muscular, ajudando a manter os resultados conquistados com outras atividades físicas, pois ele não serve como substituto, mas sim, como complemento de um estilo de vida saudável.

13. Ação anestésica
O sexo atua como uma espécie de anestesia que alivia dores de cabeça e dores de barriga. Ao diminuir o esforço que as veias exercem no cérebro acabam liberando oxitocina e endromina, que ajudam a reduzir as dores localizadas. Nem por isso o sexo deve ser feito com o intuito de aliviar dores, pois deve ser feito de forma natural, simplesmente por fazer.

14. Melhora a disposição
Ao mesmo tempo que o ato sexual pode ser cansativo logo que acabado, ele também faz o corpo ficar cheio de energia. Então, se estava se sentindo sonolento antes, ao terminar, sentirá o corpo e a mente mais dispostos e não necessariamente precisa que tenha muitos movimentos, pois essa atividade é interna.

15. Aumenta o apetite sexual
Cada célula do corpo humano necessita de estímulos para sua renovação constante. No caso do sexo não é diferente. Quanto mais se pratica, com qualidade, mais vontade se tem de praticar.

Ter relações sexuais todos os dias faz mal?
Não existe restrição para a quantidade de vezes que uma pessoa pode fazer sexo. Desde que faça porque realmente está com vontade e que use preservativo para não correr o risco de contrair doenças ou de ter uma gravidez indesejada, não há problema algum em ter relações sexuais todos os dias.

Entretanto, é importante ressaltar que a falta da prática sexual não é um problema, pois cada um sabe o que é melhor para si. O sexo não é proibido nem obrigatório. O que pode acontecer é que, na falta dele, a pessoa não receba os benefícios do sexo mencionados anteriormente, então pode ficar mais vulnerável nesses sentidos.

Dicas para obter os benefícios do sexo com qualidade
Agora que já sabe quantos benefícios do sexo pode obter para melhorar a sua rotina, veja algumas dicas de como fazer sexo com qualidade e segurança.

Mesmo com parceiro fixo, use preservativo sempre;
Para praticar sexo sem bloqueios mentais, além do preservativo, é recomendado que as mulheres façam uso de algum outro método contraceptivo, caso não queiram engravidar;
Se não estiver com vontade, não faça e seja sincero com seu parceiro sobre isso;
Pratique sexo em um ambiente que o deixe à vontade;
Não faça por fazer, sem estar motivado para isso ou para agradar o outro;
Explore suas possibilidades para sair da rotina;
Escolha fazer sexo com pessoas com quem realmente goste de estar;
Mantenha visitas periódicas ao médico para cuidar da sua saúde íntima;
Mantenha um estilo de vida saudável para que o corpo se mantenha capaz de levar o ato sexual até o fim.

Fonte: Dicas Online - https://www.dicasonline.com/beneficios-sexo/

Recomendado para você pelo google

TRAGÉDIA

VÍDEO: Comandante da PM lamenta morte de vereador e diz que assassinos são conhecidos no crime

VÍDEO

Padre convoca população para manifesto pelo Parque de Exposições na visita do governador a Cajazeiras

VÍDEO

Jornalista ‘aposta’ em união de João Azevêdo e Cartaxo para derrotar Ricardo Coutinho em JP

VÍDEO

Capitão da PM conta que vítima de tiros em Cajazeiras fez revelação sobre crime antes de morrer