header top bar

section content

Beber cerveja uma vez por dia faz bem ao intestino, diz estudo

Assim como o iogurte, cervejas mais fortes são ricas em probióticos - microrganismos benéficos para o funcionamento intestinal.

Por Notícias ao Minuto

16/12/2019 às 09h14

Os benefícios da cerveja para o intestino (Foto: VILLAGEMOON/ISTOCK)

Beber diariamente uma cerveja de caráter forte pode aumentar o número de bactérias boas que habitam no intestino. A descoberta foi apresentada pelo investigador holandês Eric Claassen, da Universidade de Amesterdam, durante um evento organizado pela fabricante de laticínios Yakult.

Segundo Claassen, algumas cervejas fortes, como as que são produzidas na Bélgica, são abundantes em microrganismos benéficos, conhecidos como probióticos. Tal ocorre porque essas bebidas passam duas vezes pelo processo de fermentação, que leva à produção desses bichinhos. Esses micróbios ‘bons’ também estão presentes em laticínios, como em iogurtes e queijo.

Durante a fabricação da cerveja, a produção de probióticos fica a cargo das leveduras, fungos responsáveis por fermentar a bebida. Estes são capazes de produzir ácidos que destroem as bactérias causadoras de doenças – e estimulam a produção de microrganismos benéficos.

Assim, cada vez que uma pessoa consome uma cerveja ela está, de certa forma, a reforçar o exército de micróbios que protegem o organismo contra agentes nocivos.

Apesar dos benefícios identificados no estudo, Claassen alerta para a necessidade de beber com moderação. “Não queremos dar às pessoas uma licença para beber mais cerveja”, disse. “Em alta concentração o álcool pode ser detrimental para o intestino, mas se consumir uma dessas cervejas uma vez por dia, pode ser um hábito bastante saudável”.

Fonte: Notícias ao Minuto - https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/1180654/beber-cerveja-uma-vez-por-dia-faz-bem-ao-intestino-diz-estudo

Recomendado pelo Google: