header top bar

section content

Pesquisa diz que Mulher divorciada tem mais chances de ter ataque cardíaco

Separação pode afetar a saúde física e emocional

Por

16/04/2015 às 08h09

Estresse do divórcio pode ser fator de maior incidência de ataques cardíacos Thinkstock

Mulheres que se divorciam têm quase duas vezes mais chances de ter ataque cardíaco se comparadas à outras que continuaram em seu relacionamento, aponta estudo do centro médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. A pesquisa mostrou que o estresse relacionado ao divórcio é fator decisivo para a situação. De acordo com pesquisadores, os dados também servem para os homens.

O estudo analisou mais de 15 mil homens e mulheres que tinham se casado pelo menos uma vez. Os participantes foram perguntados sobre seu estado de saúde e situação matrimonial a cada dois anos, entre 1992 e 2010. Um terço dos entrevistados se separou pelo menos uma vez neste período.

De acordo com o estudo, o estresse tem resultado duradouro na saúde das pessoas que se divorciaram. O risco de ataque cardíaco entre mulheres que se separaram uma vez foi maior em 24% que em mulheres que se mantiveram em seu relacionamento. Para as mulheres que se divorciaram mais de duas vezes, o risco quase dobrou, se igualando a pessoas que possuem doenças crônicas como diabetes e pressão alta.

Nos homens, o risco de ataque cardíaco para aqueles que se separaram uma vez foi um pouco menos, de 10% em comparação aos que continuaram casados. Os que se divorciaram mais vezes tiveram incidência de ataque 30% maior que os demais.

De acordo com Matthew Dupre, professor de medicina da Universidade de Duke, o estresse do divórcio é fator decisivo para o ataque cardíaco.

— Esse é um dos primeiros estudos realizados medindo o estresse do divórcio relacionado ao ataque cardíaco, mas já podemos dizer que ele afeta diretamente a saúde das pessoas.

R7

Tags:
Recomendado pelo Google: