header top bar

section content

Estudos revelam que Vinho com atividade física ajudam o coração

Estudo revela que a combinação pode melhorar o colesterol

Por

04/09/2014 às 08h30

O consumo moderado de vinho traz benefícios ao coração se associado a exercícios físicos, revela um estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC, na sigla em inglês) realizado em Barcelona entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. 

Quem associa o consumo de vinho com atividade física apresenta uma melhora nos níveis de colesterol, revelou a pesquisa. O estudo foi realizado com 146 pessoas com risco cardiovascular de leve a moderado, dessas, metade tomaram por um ano uma taça de vinho branco cinco vezes por semana, já a outra metade tomou vinho tinto nas mesmas proporções e respondia um questionário periódico sobre exercício físico.

No final da pesquisa, nenhum grupo registrou um aumento do colesterol bom, mas nos dois grupos caiu levemente o ruim. Só no grupo dos que consumiram vinho tinto houve uma diminuição do colesterol total.

O principal indicador do efeito protetor do vinho é o aumento do colesterol HDL, aquele considerado bom. Assim, pode-se concluir que nem o vinho branco, nem o tinto têm influência. O único resultado positivo neste sentido ocorreu com o grupo de pacientes que fazia mais exercício físico pelo menos duas vezes por semana. 

Viva Bem

Tags:

Recomendado para você pelo google

EM CAJAZEIRAS

VÍDEO: Ciro diz que Ricardo ‘prejudicou-se na sucessão’, mas elogia Azevêdo: “Seria uma honra no PDT”

PREOCUPADO

VÍDEO: Na Semana dos Pobres, bispo de Cajazeiras alerta que “pobreza se avoluma cada vez nas cidades”

A OBRA PAROU?

Ex-vereador denuncia que terminal rodoviário de Sousa está abandonado: “Prefeito Tyrone não está nem aí”

PROJETO DE LEI

VÍDEO: Comentarista diz que críticas ao leilão de imóveis da Prefeitura de Cajazeiras é ‘politicagem’