header top bar

section content

Estudos revelam que Vinho com atividade física ajudam o coração

Estudo revela que a combinação pode melhorar o colesterol

Por

04/09/2014 às 08h30

O consumo moderado de vinho traz benefícios ao coração se associado a exercícios físicos, revela um estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC, na sigla em inglês) realizado em Barcelona entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. 

Quem associa o consumo de vinho com atividade física apresenta uma melhora nos níveis de colesterol, revelou a pesquisa. O estudo foi realizado com 146 pessoas com risco cardiovascular de leve a moderado, dessas, metade tomaram por um ano uma taça de vinho branco cinco vezes por semana, já a outra metade tomou vinho tinto nas mesmas proporções e respondia um questionário periódico sobre exercício físico.

No final da pesquisa, nenhum grupo registrou um aumento do colesterol bom, mas nos dois grupos caiu levemente o ruim. Só no grupo dos que consumiram vinho tinto houve uma diminuição do colesterol total.

O principal indicador do efeito protetor do vinho é o aumento do colesterol HDL, aquele considerado bom. Assim, pode-se concluir que nem o vinho branco, nem o tinto têm influência. O único resultado positivo neste sentido ocorreu com o grupo de pacientes que fazia mais exercício físico pelo menos duas vezes por semana. 

Viva Bem

Tags:
Recomendado pelo Google: