header top bar

section content

VÍDEO: Padre explica a simbologia por trás do Dia de Finados. Em Cajazeiras, cemitérios estão prontos

Francivaldo Albuquerque diz que o feriado também deve suscitar a reflexão sobre a finitude do homem

Por Jocivan Pinheiro

01/11/2018 às 16h37

Nesta sexta-feira, dia 02 de novembro, celebra-se o Dia de Finados, feriado em que as pessoas visitam os túmulos dos seus entes queridos. Nos cemitérios de todo o Brasil, visitantes depositam flores nos jazigos e rezam pelas almas de quem já faleceu. Este é um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica e acontece desde a Idade Média.

Para o padre Francivaldo Albuquerque, além de ser um momento especial de demonstrar amor e respeito pelos entes queridos, o Dia de Finados também deve suscitar a reflexão sobre a finitude do homem.

“A visita aos cemitérios no Dia de Finados é um grande convite a essa reflexão mais profunda: quem é o homem? De onde veio e para onde ele vai? É um momento de muita reflexão, de humildade para as pessoas mergulharem, do ponto de vista filosófico, nesta grande pergunta: quem é o homem?”, afirma o padre.

VER TAMBÉMPadre diz que Dia de Finados ressalta eternidade do homem: “Galinha não ressuscita”

Em Cajazeiras, Prefeitura realizou limpeza e melhorias nos cemitérios

Sobre os cuidados estéticos e estruturais que as pessoas têm com os túmulos, assim como o ritual de depositar velas e símbolos, padre Francivaldo explica que isso simboliza amor pelo ente.

Em Cajazeiras, a Prefeitura realizou limpeza e melhorias nos dois cemitérios da cidade – Coração de Maria, Nossa Senhora Aparecida e seu anexo – para receber o público nesta sexta-feira.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: