header top bar

section content

Nutricionista sobre o uso de suplementos e anabolizantes: ‘Pode ser doença psicológica’

A especialista em nutrição esportiva alerta para o perigo do uso excessivo de produtos para obter massa muscular

Por

23/01/2015 às 17h23

O Interview, da TV Diário do Sertão dessa quarta-feira (21), conversou com a nutricionista Monike Kelly Costa Melo. Ela que veio da capital, João Pessoa, com o marido e o filho, implantar sua clínica na cidade de Cajazeiras.

VIDA E PROFISSÃO

Monike conta que a obesidade estava presente nos membros de sua família e que por isto a carreira de nutricionista lhe chamou a atenção.

Há oito anos a nutricionista veio para Cajazeiras para instituir o primeiro studio de Pilates nessa cidade, mesmo período em que abriu sua clínica de nutrição, ambos localizados na Clínica Espaço Saúde. Desempenha suas atividades também no Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), além de em outras cidades da região. 

No HRC Monike já assumiu a Coordenação de nutrição, no tempo em que a direção estava por conta da Dra. Emanuelly Cariri.

Conta que em Cajazeiras teve mais um filho e que seu esposo foi trabalhar na Polícia Civil do Estado do Ceará, mas que a família permaneceu fixa nessa cidade. "Em Cajazeiras se tem melhor qualidade de vida". Confessa.

Fala que "o nutricionista se baseia em quatro leis: harmonia, adequação, qualidade e quantidade."  Que a gordura pode ser boa, desde que consumindo os alimentos corretos. "Encontramos o colesterol bom no abacate, azeite de oliva, castanha do Pará, claro que, tudo na dosagem certa, sem exageros." Disse.

DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS

Revela particularidades sobre os distúrbios na alimentação como anorexia e bulimia. "É preciso o acompanhamento psiquiátrico ou psicológico associado." Explica a nutricionista.

Monique cita um novo distúrbio, chamado de Vigorexia, uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, "a exemplo dos atletas viciados em musculação". Alerta a profissional.

A especialista em nutrição esportiva chama a atenção para o perigo da ingesta abusiva de produtos para obter massa muscular com mais rapidez, como suplementos e anabolizantes.

PROJETO MESA BRASIL

A funcionária Pública explica sobre o projeto do SESC chamado 'Mesa Brasil' e aproveita para pedir apoio aos empresários locais, que podem participar doando alimentos não mais comercializáveis para serem distribuídos em entidades não governamentais.

"15 milhões de pessoas passam fome, com apenas uma alimentação por dia, e quase o dobro dessa quantidade de pessoas são os alimentos que viram lixo." Revela a profissional.

Assista ao vídeo da entrevista:

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: