header top bar

section content

Messi pode marcar 500º gol da carreira em clássico; relembre os maiores artilheiros da história

Segundo levantamento da revista argentina El Grafico, apenas 13 jogadores atingiram o feito

Por Campelo Sousa

02/04/2016 às 13h41

O colecionador de títulos e feitos históricos Lionel Messi está bem próximo de atingir mais uma marca simbólica. No meio de semana, ele chegou ao gol de número 499 da carreira na vitória da Argentina sobre a Bolívia. Neste sábado, terá a chance de marcar o 500º tento, aos 28 anos, na melhor ocasião possível: o clássico entre Barcelona e Real Madrid, no Camp Nou, às 15h30, (de Brasília).

Maior artilheiro da história do confronto com 21 gols, Messi terá a ajuda dos parceiros Neymar e Luis Suárez para atingir o feito. Além disso, uma vitória no clássico encaminharia o título espanhol, já que o Barcelona tem 76 pontos, nove a mais que o Atlético de Madri e dez a mais que o Real. O time da capital, que perdeu o jogo de ida no primeiro turno do campeonato por 4 a 0, está motivado para dar o troco e tentar ganhar motivação para a Liga dos Campeões. Será o primeiro clássico de Zinedine Zidane como treinador da equipe de Madri.

Caso marque novamente diante do Real Madrid, Messi entrará para o seleto clube de artilheiros que ultrapassaram a barreira dos 500 gols. Segundo o último levantamento feito pela revista argentina El Gráfico, em 2015, apenas 13 jogadores chegaram ao feito (A Fifa não tem uma lista oficial).

Critérios para contagem de gols dão sempre margem para polêmica. A El Gráfico, por exemplo, considera todos os gols em jogos oficiais, incluindo amistosos entre seleções, mas não leva em conta partidas amadoras, amistosos entre clubes, torneios organizados por clubes, torneios de verão ou inverno, partidas de pré-temporada e jogos festivos. Por esta contagem, ninguém – nem Pelé – chegou a bater a marca de mil gols.

Veja

Recomendado pelo Google: