header top bar

section content

Campinense ou Treze? CSP preferiria pegar o Íbis na semifinal do Paraibano

Impasse judicial faz com que o Tigre não saiba se vai pegar Raposa ou Galo na semi do Paraibano. Em tom descontraído, presidente alviceleste cita o Pior Time do Mundo

Por Campelo Sousa

11/05/2016 às 12h22

Embora admita estar preocupado com a situação do Campeonato Paraibano – paralisado por conta de uma ação judicial do Treze contra o Campinense -, o presidente do CSP, Josivaldo Alves, não perdeu o bom humor. Sem saber se seu time vai enfrentar o Galo ou a Raposa em uma das semifinais da competição, o dirigente disse que, se tivesse o direito de escolher o adversário para o mata-mata, preferiria enfrentar o Íbis, conhecido como o Pior Time do Mundo.

– Se a gente pudesse escolher um adversário, escolheria o Íbis, que é mais fácil de ganhar – disparou Josivaldo Alves, aos risos.

Mas o dirigente fez questão de acrescentar imediatamente uma ressalva:

– Mesmo assim, teríamos que nos preparar bem, porque o Íbis é mais fácil apenas teoricamente, já que hoje em dia não tem ninguém bobo no futebol – completou.

A “escolha” do presidente do CSP se justifica pela fama que o Íbis ganhou na década de 1980. Após ficar três anos e 11 meses sem conquistar uma vitória sequer, o clube pernambucano entrou no Livro dos Recordes e acabou ganhando a fama de “pior time do mundo” após uma brincadeira de jornalistas. O Pássaro Preto aproveitou esse apelido como uma jogada de marketing e hoje é conhecido por zoar clubes de maior porte no futebol brasileiro.

O CSP está na semifinal do Campeonato Paraibano e, a princípio, enfrentaria o Campinense no mata-mata. Mas o Treze acionou a justiça desportiva, solicitando a exclusão da Raposa do estadual e querendo substituir o arquirrival na disputa com o Tigre por uma vaga na final da competição.

O Treze foi eliminado na fase anterior justamente pelo Campinense. Após a eliminação, no entanto, a diretoria do Galo entrou com um pedido de mandado de garantia no Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB), alegando que a Raposa estaria sem as certidões de quitação tributárias, o que seria proibido e passível de eliminação das competições de acordo com o que estabelece a legislação do Profut.

Em primeira instância, o Treze teve seu pedido indeferido pelo TJD-PB. Recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no último fim de semana – quando Campinense e CSP se enfrentariam – e conseguiu uma liminar que suspendeu a semifinal entre Raposa e Tigre. A suspensão se dá até que o mérito da questão seja julgado pelo Pleno do TJD-PB, o que acontece às 18h30 desta quarta-feira.

Após a brincadeira envolvendo o Íbis, Josivaldo Alves voltou a adotar um tom sério, elogiou os dois clubes de Campina Grande e disse que o CSP só pensa em entrar em campo e resolver tudo dentro das quatro linhas.

– Não vou escolher Treze ou Campinense, afinal são dois times grandes do futebol paraibano. Não adianta pensar que um é mais fácil que o outro. Importa é jogar e passar para a próxima fase.

Independente do que decidirem, queremos jogar”

Josivaldo Alves

O dirigente alviceleste ainda preferiu não emitir opinião sobre quem está certo nesse impasse entre Campinense e Treze. Para ele, o CSP tem apenas que continuar se preparando e esperar a decisão da justiça desportiva para saber qual vai ser o seu adversário em campo.

– Independente do que decidirem, queremos jogar. Dentro do campo foi o Campinense que conseguiu a vaga, mas não sou eu quem vou julgar. Não posso julgar sem saber exatamente o que o Treze está requerendo. Vamos esperar para ver se muda alguma coisa – finalizou o dirigente.

O Pleno do TJD-PB julga nesta quarta-feira o mérito da questão e, após esse julgamento, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) deve se posicionar sobre quando acontecerão as semifinais do Campeonato Paraibano. Até lá, a competição segue paralisada. O que se sabe é que, na outra semifinal, o Botafogo-PB eliminou o Sousa e, assim como o CSP, aguarda a decisão judicial para saber quando voltará a campo.

GE

Recomendado pelo Google: