header top bar

section content

Paraíba é o único estado que ainda não definiu representantes da Série D

Quarta divisão começa no dia 12 de junho, mas até aqui a Paraíba não conhece os times que vão disputá-la. CBF espera a definição do Campeonato Paraibano

Por Campelo Sousa

15/05/2016 às 12h39

CSP aguarda retomada do Paraibano para saber se vai disputar pela primeira vez o Brasileiro da Série D (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)

Está tudo definido. Ou melhor, quase tudo. É que a CBF divulgou a tabela detalhada da Série D do Campeonato Brasileiro, com todos os grupos definidos. A única pendência, no entanto, é indicação dos dois clubes que representarão a Paraíba na competição, que tem início marcado para o dia 12 de junho.

Neste ano a Série D contará com 68 equipes participantes, divididas em 17 grupos com quatro equipes. Os primeiros colocados de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados ganham vaga para a segunda fase da competição, totalizando 32 classificados para a fase de mata-mata que segue até chegar à final. Lembrando que as quatro equipes semifinalistas garantem vaga na Série C do Campeonato Brasileiro de 2017.

Os grupos são regionalizados e um dos representantes da Paraíba está no grupo A7, juntamente com o Galícia, América-PE e Globo FC. Já o segundo representante paraibano na competição está no grupo A9 com Murici, Fluminense de Feira de Santana e Sergipe. A CBF não informou quem é o PB-1 (primeiro clube classificado via estadual) e o PB-2 (segundo time).

No entanto, a tabela está definida. O representante que está no Grupo A7 estreia em casa contra o Globo FC. Já o time que cair no Grupo A9 terá como primeiro adversário o Murici, jogando no interior alagoano.

Quatro times podem representar a Paraíba. O Campinense não precisa nem entrar em campo para ficar com uma das vagas. Basta o Treze não tenha êxito em seu recurso no STJD, em que pede a exclusão da Raposa do Campeonato Paraibano. A segunda vaga da Paraíba na Série D ficaria então entre CSP e Sousa.

Os representantes da Paraíba, no entanto, ainda não foram definidos porque o Campeonato Paraibano foi paralisado por um imbróglio judicial envolvendo Treze e Campinense. Isto porque o Galo entrou com uma ação contra a Raposa no Tribunal de Justiça da Paraíba, pedindo a exclusão do Rubro Negro por suposto descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte.

O tribunal começou a julgar o mérito da liminar na última quarta-feira, mas o julgamento foi suspenso quando cinco auditores votaram pela improcedência do pedido do Treze e a auditora Graça Almeida pediu vistas do processo. Uma nova sessão foi marcada para a sexta-feira, para que a votação fosse concluída.

Enquanto isso, a Federação Paraibana de Futebol marcou as partidas da semifinal para esta sexta-feira – mesmo dia da conclusão do julgamento – e para a próxima segunda-feira, mas o presidente do STJD, Caio César Rocha, suspendeu o campeonato e tirou o processo do tribunal local, para ser julgado pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro. Agora a ação será julgada na próxima quinta-feira, às 10h.

GE

Recomendado pelo Google: