header top bar

section content

Terrorismo: Jogo do Brasil era alvo de atentado, diz Bélgica

Extremistas do EI planejavam realizar atentado no Stade de France, em março de 2015, no duelo contra os franceses

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

20/05/2016 às 07h50

Stade de France acabou sendo alvo de atentados em novembro (Foto: Charles Platiau/File Photo/Reuters)

O amistoso entre Brasil e França, realizado em março de 2015, no Stade de France, em Saint Denis, era um dos alvos que um grupo extremista estava planejando para realizar um atentado. As informações são do procurador federal da Bélgica Bernard Michel.

A partida, que o Brasil venceu por 3 a 1, teve um publico de 80 mil pessoas. O ataque só não aconteceu porque a célula extremista que planejava o atentado foi desmembrada dois meses antes, na cidade de Verviers, na Bélgica.

Nesta quinta-feira aconteceu um julgamento de 16 membros acusados de participar desta célula, e a hipótese do atentado foi levantada pelo procurador belga. O Ministério Público da Bélgica acredita que esse grupo seja o “embrião” daqueles que realizaram ataques a Bruxelas, no dia 22 de março, e a Paris, em novembro do ano passado.

“Verviers foi o rascunho de Paris. A imagem que aparece globalmente é clara, mesmo se ainda faltam peças. Trata-se do mesmo modo operatório, com pontos estranhamente semelhantes”, disse ele.

O grupo foi descoberto graças a escutas telefônicas realizadas a um belga que teria se juntado ao Estado Islâmico (EI). No apartamento em que a célula usava como esconderijo, a polícia encontrou armas e explosivos do mesmo tipo utilizados nos atentados de Bruxelas e Paris.

Dos 16 acusados no caso, só sete estão presentes no processo. Os demais estão ou mortos ou desaparecidos, a maioria combatendo na Síria, se acredita.

Band

DÍVIDAS ALTAS

EXCLUSIVO: Juiz se pronuncia sobre processo trabalhista que pode tirar Atlético do Campeonato Paraibano

FUTEBOL

VÍDEO: Diário Esportivo traz resumo da 2ª rodada do Paraibano e detalhes da nova contratação do Atlético

COM CHICO CARDOSO

VÍDEO: ‘Briga’ entre Zé Aldemir e Airton, e Tyrone com os Gadelhas são os destaques do Direto ao Ponto

PROGRAMA XEQUE-MATE

VÍDEO: Advogadas tiram dúvidas sobre Previdência Social e criticam atendimento no INSS de Cajazeiras