header top bar

section content

Conmebol sorteia oitavas da Libertadores e segunda fase da Sul-Americana

Confederação decide confrontos em sua sede, em Luque, no Paraguai, nesta quarta-feira. Há possibilidade de Fla-Flu na Sul-Americana e Atlético-PR contra brasileiros na Libertadores

Por Priscila Belmont

14/06/2017 às 09h59

Sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, será palco dos sorteios da Libertadores e da Copa Sul-Americana (Foto: AFP)

A sede da Conmebol, em Luque, terá mais uma noite agitada nesta quarta-feira. A partir de 20h (de Brasília), a confederação realizará o sorteio das oitavas de final da Taça Libertadores, onde os 16 melhores times do continente, divididos em dois potes, conhecerão seus caminhos até o cobiçado troféu. Em seguida, a Copa Sul-Americana também terá definição dos confrontos da segunda fase. Os 32 times – com os 10 eliminados como terceiros colocados dos grupos da Liberta – também serão divididos em dois agrupamentos, e os chaveamentos serão definidos até o fim da competição. O GloboEsporte.com transmite os dois eventos em Tempo Real.

Ainda não há definição prévia dos cruzamentos, com a chave das oitavas de final sendo definidas por sorteio. Os times do pote 1 decidem em casa, do melhor ao pior classificado. O Atlético-MG, que teve a melhor campanha da primeira fase, decide em casa até o fim da competição. Único brasileiro qualificado para as oitavas no pote 2, o Atlético-PR pode ter um confronto nacional nesta fase. Se não enfrentar um compatriota, o Furacão terá um time argentino pela frente. River Plate, Lanús e San Lorenzo fecham o pote 1.

As partidas de ida estão marcadas para os dias 4, 5 e 6 de julho. Os classificados às quartas só serão conhecidos no mês seguinte, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Os clubes argentinos ainda tentam postergar os duelos para agosto. Eles alegam que foram prejudicados pela greve dos jogadores no país no início do ano e, caso o atual calendário seja mantido, os jogos de ida seriam disputados no período de férias do Campeonato Argentino. No entanto, é pouco provável que a Conmebol atenda a solicitação.

O sorteio será usado pela primeira vez pela Conmebol. Antes, a entidade definia os confrontos com base na campanha da fase de grupos. O melhor primeiro colocado enfrentava o pior segundo, e assim por diante. Nesta edição, o desempenho decidirá apenas a ordem das partidas. Equipes do mesmo país poderão se enfrentar na decisão. É bom lembrar que a final não considera o gol marcado fora de casa como um critério de desempate.

POTE 1 (primeiros colocados)
Atlético-MG
Lanús
Grêmio
River Plate
Palmeiras
Santos
Botafogo
San Lorenzo

POTE 2 (segundos colocados)
Godoy Cruz
Guaraní-PAR
Emelec
Barcelona de Guayaquil
Atlético-PR
The Strongest
Jorge Wilstermann
Nacional-URU

COPA SUL-AMERICANA

A Conmebol divulgou apenas nesta terça, 24 horas antes do sorteio, o sistema que utilizará para decidir os confrontos da próxima fase da Copa Sul-Americana. A entidade dividiu os 32 times em dois potes. No pote 1, estão as 10 equipes egressas da Libertadores mais os seis times de melhor campanha na primeira fase da competição. Os representantes brasileiros desse pote são Flamengo, Chapecoense e Corinthians. No pote 2 estão as demais equipes, dentre elas Sport, Fluminense e Ponte Preta. Portanto, é possível ocorrer um Fla-Flu.

Os times que formam o pote 1 decidirão os confrontos da próxima fase em casa. No entanto, a partir das oitavas de final a definição dos mandos de campo será diferente e de acordo com o sorteio dos 16 confrontos da atual fase. Os duelos serão nomeados de O1 a O16, segundo a ordem na qual a equipe for sorteada. Das oitavas em diante, o time advindo do confronto de menor número decidirá em casa

POTE 1
Estudiantes (eliminado da Libertadores)
Atlético Tucumán (eliminado da Libertadores)
Flamengo (eliminado da Libertadores)
Chapecoense (eliminado da Libertadores)
Deportes Iquique (eliminado da Libertadores)
Independiente Medellín (eliminado da Libertadores)
Independiente Santa Fe (eliminado da Libertadores)
Junior Barranquilla (eliminado da Libertadores)
Libertad (eliminado da Libertadores)
Olimpia (eliminado da Libertadores)
Sol de America (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
Arsenal de Sarandí (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
Universidad Cartolica (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
Corinthians (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
Boston River-URU (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)
LDU (um dos seis melhores da primeira fase na Sul-Americana)

POTE 2
Cerro Porteño (PAR)
Racing (ARG)
Independiente (ARG)
Oriente Petrolero (BOL)
Nacional de Potosi (OL
Huracán (ARG)
Fluminense
Fuerza Amarilla (EQU)
Sport
Nacional (PAR)
Deportivo Cali (COL)
Bolívar (BOL)
Palestino (CHI)
Patriotas (COL)
Ponte Preta
Defensa Y Justicia (ARG)

Globo Esporte

Recomendado pelo Google: