header top bar

section content

CBF marca para a próxima segunda-feira o sorteio dos duelos do pré-Nordestão 2018

Entidade demorou a agendar o sorteio esperando a decisão do Campeonato Maranhense, que acabou nessa quinta-feira, com o título do Sampaio Corrêa, que vai direto para a fase de grupos

Por Campelo Sousa

01/07/2017 às 09h04 • atualizado em 30/06/2017 às 19h07

Copa do Nordeste de 2018 vai ter um formato diferente com relação aos últimos anos (Foto: Denison Roma / GloboEsporte.com)

CBF confirmou para a manhã da próxima segunda-feira a realização do sorteio dos duelos da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018. Quatro confrontos de mata-mata vão definir os últimos participantes da competição regional do ano que vem, mas as datas das partidas ainda não foram divulgadas.

A definição do sorteio acontece só agora porque apenas nessa quinta-feira houve a decisão do Campeonato Maranhense, determinando assim qual dos clubes finalistas teria vaga garantida no Nordestão e qual teria que passar por esta fase preliminar.

Dessa forma, no primeiro pote do sorteio para o pré-Nordestão, estarão as equipes mais bem colocadas no ranking da Confederação Brasileira de Futebol: Santa Cruz, Treze, Globo FC e CSA. No segundo pote ficarão Parnahyba, Itabaiana, Fluminense de Feira de Santana e Cordino.

No novo formato da Copa do Nordeste, apenas 16 equipes vão participar, ao contrário das edições anteriores, que tinham 20 times. Doze equipes já têm o passaporte carimbado para o Nordestão: os nove campeões estaduais e os vice-campeões de Bahia, Pernambuco e Ceará, por serem melhores ranqueados na CBF.

As quatro vagas restantes serão disputadas entre oito equipes: os vice-campeões dos estados do Rio Grande do Norte (Globo FC), Paraíba (Treze), Maranhão (Cordino), Piauí (Parnahyba), Alagoas (CSA) e Sergipe (Itabaiana), além dos terceiros colocados do campeonatos Baiano (Flu de Feira) e Pernambucano (Santa Cruz).

A princípio, foi divulgado pela CBF que as partidas da pré-Copa do Nordeste aconteceriam nos dias 24 e 31 de maio; porém, de acordo com o Estatuto do Torcedor, os jogos só poderiam acontecer 60 dias após a divulgação do regulamento da competição. No dia 15, a CBF divulgou o regulamento da Copa do Nordeste 2018 e colocou os confrontos da seletiva no mês de julho; as datas, no entanto, ainda não foram anunciadas.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: