header top bar

section content

Sai última edição do ano que determina potes do sorteio da Copa América 2019

Uruguai e Argentina são confirmados cabeças de chave ao lado do anfitrião Brasil, em ano que fecha com Bélgica na liderança por um ponto e França como a que mais soma desde 2017

Por GE

20/12/2018 às 10h16

Ranking da Fifa: última edição de 2018 com a Bélgica em primeiro lugar, seguida de França e Brasil (Foto: Reprodução)

A última classificação do Ranking da Fifa do ano saiu nesta quinta-feira sem modificações entre os 81 primeiros e serviu para confirmar três pontos importantes: a liderança da Bélgica, por um ponto, a evolução da campeã mundial e segunda colocada França, a que mais somou desde 2017, e a definição dos potes do sorteio da Copa América 2019, marcado para o 24 de janeiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Anfitrião do torneio continental, o Brasil terminou a temporada em terceiro lugar.

Na sétima colocação, o Uruguai foi confirmado como segundo cabeça de chave da competição entre seleções, e a Argentina, em 11º, é o outro. No pote 2, entram Colômbia (12º), Chile (13º) e Peru (20º). No 3, entram Venezuela (31º) e Paraguai (32º). Como a Conmebol anunciou que o ranking determinaria a divisão no sorteio, o convidado Japão deve entrar nesse grupo, pois terminou o ano em 50º, à frente do Equador (57º). A Bolívia e o Catar, outro que também é de fora do continente, com certeza estão no último, pois têm as duas piores posições, em 59º e 93º, respectivamente.

Europa domina 50 primeiras colocações
A seleção que mais evoluiu no ranking foi Kosovo, subindo 46 posições e terminando em 131º. Somou menos pontos apenas do que França e Uruguai. Os campeões mundiais ganharam 165, contra 151 dos sul-americanos e 133 pontos da equipe dos Balcãs.

Além de terem as seleções líder e com as maiores evoluções, os europeus dominam o Top 50 do ranking. São 31 representantes. A América do Sul tem oito no grupo. A Ásia subiu de dois para três, enquanto a África perdeu três e agora tem cinco. A Concacaf completa a primeira meia centena da classificação com três.

A próxima edição do ranking sai em 7 de fevereiro de 2019.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/ranking-da-fifa-sai-ultima-edicao-do-ano-que-determina-potes-do-sorteio-da-copa-america-2019.ghtml

Recomendado pelo Google: