header top bar

section content

FPF bate o martelo e garante que edição deste ano do estadual não terá árbitro paraibano

Arthur Alves, presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba, revelou que árbitros centrais paraibanos só vão voltar a 1ª divisão do Paraibano no ano que vem

Por GEPB

19/03/2019 às 08h18

Paranaense Wagner Reway, da Fifa, foi a última aquisição da FPF para a o Campeonato Paraibano (Foto: Diego Guichard)

As partidas do Campeonato Paraibano deste ano vão mesmo ser comandadas apenas por forasteiros. Essa foi a definição da Federação Paraibana de Futebol (FPF) para a edição de 2019 do estadual, após uma temporada conturbada, em 2018, marcada por denúncias de corrupção na arbitragem paraibana, que inclusive resultou no banimento do futebol de dirigentes e árbitros.

Até agora, o Campeonato Paraibano vem tendo sergipanos e paulistas no apito. A última aquisição foi o paranaense Wagner Reway, da Fifa, que agora é mais um a participar do estadual e integrar o quadro paraibano de arbitragem. Marcelo Aparecido e Rodrigo Batista, ambos de São Paulo, fecham a lista os forasteiros que gora pertencem ao quadro local.

Além deles, vários sergipanos vêm sendo escalados pela Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB). Isso acontece por conta da escolha de não colocar árbitros centrais paraibanos no Paraibano deste ano e em virtude de uma parceria que a FPF tem com a Federação Sergipana de Futebol.

O acordo, inclusive, vem trazendo economia para entidade paraibana, que não paga os árbitros oriundos de Sergipe. A Federação Sergipana que arca com as despesas de seus árbitros que apitam no estadual da Paraíba. De acordo com o presidente da Ceaf-PB, Arthur Alves, existem bons nomes na arbitragem local, mas, neste ano, o torneio vai ser levado mesmo com paraibanos apenas nas bandeiras.

– A gente tem ótimos árbitros aqui na Paraíba. Bons mesmo. Mas havia uma grande desorganização aqui no departamento de arbitragem. A presidente Michelle me deu total carta branca para reestruturar. Para se ter uma ideia, não havia registros dos árbitros, prontuários. Alguns também precisam de informações novas da arbitragem. Então nosso trabalho é ajustar isso para que ano que vem eles possam participar do estadual – comentou o dirigente.

Além desses problemas citados, o GloboEsporte.com apurou que a ausência dos árbitros centrais paraibanos nas escalas foi uma determinação da presidenta Michelle Ramalho. A escolha se deu em virtude dos escândalos de arbitragem na competição do ano passado. Para não expor a competição e os árbitros do quadro atual, a dirigente achou melhor fazer o campeonato – o seu primeiro à frente da FPF – apenas com árbitros de outros estados.

Fonte: GEPB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/campeonato-paraibano/noticia/fpf-bate-o-martelo-e-garante-que-edicao-deste-ano-do-estadual-nao-tera-arbitro-paraibano.ghtml

Recomendado pelo Google: