header top bar

section content

Flamengo goleia San Jose e assume liderança do grupo na Liberta

Equipe, que jogou com um homem a mais desde os 4 do 1º tempo, partiu para cima do San José e fez 6 a 1, sem tanta preocupação defensiva

Por R7

12/04/2019 às 08h35

Diego comemora gol logo aos dois minutos da etapa inicial (Foto: Wallace Teixeira/Agência Estado)

Foi uma noite de gala, como nos velhos tempos. Diante de mais de 60 mil exigentes torcedores, o Flamengo goleou o San Jose, da Bolívia, por 6 a 1, nesta quinta-feira (11), no Maracanã, e assumiu a liderança do grupo D da Libertadores, tendo melhor saldo de gols do que o Peñarol. Ambos os times têm 9 pontos.

Arrascaeta, que começou como titular, foi um dos destaques, com uma atuação de gala no segundo tempo. Éverton Ribeiro, com dois gols, foi o outro.

Diego também teve boa atuação, marcando o primeiro logo no início. Vitinho, de pênalti, e Gutierrez, contra, completaram o placar.

Nas próximas rodadas, o time joga fora de casa, contra LDU, no dia 24 de abril, e Peñarol, no dia 8 de maio.

A atuação do Flamengo, no entanto, só foi satisfatória na etapa final, para os 64.814 torcedores presentes. Mas compensou. Antes, eles estavam irritados com a atuação da equipe, que voltou a vencer após três jogos.

Ironicamente, aqueles que acusavam o técnico Abel Braga de defensivista ao extremo, viram uma equipe com ímpeto ofensivo e, muitas vezes, deixando o adversário jogar, bem ao estilo dos anos 60.

O Flamengo, afinal, jogou com um homem a mais desde os quatro minutos do primeiro tempo, após a expulsão do zagueiro Jorge Toco, após fazer falta em Bruno Henrique, como último homem.

E, mais do que a desenvoltura dos jogadores, a superioridade numérica foi determinante para a vitória, apesar de o Fla ter saído na frente com dois minutos de jogo, com Diego.

Mas, com o Flamengo mantendo a defesa oscilante, Carlos Saucedo conseguiu empatar. Éverton Ribeiro ampliou, aos 31.

O Fla avançava com ímpeto, mas permitia os contra-ataques do time boliviano. Aos 42, Saucedo tocou para Ramallo, e o gol não saiu graças a defesa de Diego Alves.

Dois minutos antes, Willian Arão, um dos destaques do time, funcionando como elemento-surpresa, quase faz de cabeça.

Na primeira etapa, o Flamengo dominou mas errou muitos passes e desperdiçou jogadas de velocidade, dando chances para o contra-ataque.

Fazendo saldo de gols

Já o segundo tempo, o panorama mudou. Éverton Ribeiro e, principalmente, Arrascaeta, que começou jogando desta vez, se soltaram. O uruguaio deu chapéu, driblou e, em chute de esquerda quas fez.

E aos 11, ele não perdoou e, ao estilo de Zico, recebeu cruzamento de Éverton Ribeiro, dominou no peito e finalizou no canto, marcando um golaço: Fla 3 a 1. Foi o primeiro gol de Arrascaeta com a camisa do Fla na Libertadores.

Mesmo com o gol, a defesa flamenguista ainda mostrava insegurança e Diego Alves, ao 13, teve de fazer excelente defesa. O goleiro, mais uma vez, mostrou segurança e foi importante para a vitória.

Mas o Flamengo parecia ter consciência de que a vitória estava muito próxima. Solto, ainda criou perigo, com Diego penetrando na área e tocando na rede pelo lado de fora. Ao ser substituído, o meia saiu aplaudido pela torcida.

No fim do jogo, Abel buscou a goleada, colocando Vitinho e Lucas Silva, para dar mais fôlego ao time e ampliar o saldo de gols.

Deu certo. Aos 34, Pará, após tabelar com Arão, rolou para Everton Ribeiro chutar com o pé direito e fazer o quarto gol, antes deixar o gramado, também aplaudido, substituído por Lucas Silva.

Aos 36, Willian Arão é puxado por Gutierrez e, na cobrança de pênalti. Vitinho cobrou e fez 5 a 1.

Aos 43, Gutierrez fez contra, após avanço de Pará, que cruzou e a bola desviou para o gol: 6 a 1. O Flamengo não desistia.

Aos 45 Arão veio de trás e chutou para fora. Somente o apito final foi capaz de conter o ímpeto flamenguista. Aí, também com ímpeto, começou a festa da torcida.

Fonte: R7 - https://esportes.r7.com/futebol/flamengo-goleia-san-jose-e-assume-lideranca-do-grupo-na-liberta-11042019

Recomendado pelo Google: