header top bar

section content

Morte de lutador nocauteado no MMA foi causada por forte impacto na cabeça, revela IML

Havia suspeita de overdose, mas exames descartaram possibilidade. Mateus Fernandes, de apenas 20 anos, sofreu "lesões crânio-encefálicas produzidas por ação contundente"

Por Globo Esporte

12/04/2019 às 08h47

Lutador morre após ser nocauteado em evento amador de MMA

No último dia 30 de abril, o lutador amazonense Mateus Fernandes, de apenas 20 anos, morreu após ser nocauteado em um evento de MMA amador na cidade de Manaus. Nesta quinta foi revelada a causa da morte, após exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas.

De acordo com o laudo do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) do IML, a morte de Mateus teve como causa “lesões crânio-encefálicas produzidas por ação contundente”, ou seja, forte impacto na cabeça desferidas pelo rival.

O exame de necrópsia foi solicitado no dia 31 pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O laudo afasta as especulações sobre as causas da morte, que apontavam para um mal súbito ocasionado por overdose de entorpecente. O laudo toxicológico deu negativo para a presença de drogas no organismo do atleta.

No vídeo da luta, válida pelos galos, mostra o momento exato do nocaute, no início do terceiro round. Após ser golpeado na cabeça e na nuca, o jovem cai já visivelmente debilitado. O lutador foi socorrido, ainda no octógono, por um enfermeiro, e depois foi encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus, mas não resistiu após sofrer quatro paradas cardíacas.

Motivos da suspeita de overdose

O mal súbito foi registrado às 21h15 do dia 30, quando Mateus deu entrada no SPA do São Raimundo. A morte foi confirmada às 23h45 do mesmo dia. Em laudo inicial do registro de óbito no Instituto Médico Legal (IML), constava a observação de suspeita de overdose. A causa da morte, no entanto, ainda era indeterminada e dependia do resultado de exames.

Mateus fazia parte do projeto Formando Campeões e a coordenadora Wanda Cantuarias confirmou a hipótese de uma possível overdose. Segundo ela, o jovem tinha um histórico com uso de entorpecentes. Mas disse ainda que a equipe, no entanto, não tinha conhecimento sobre uma possível recaída.

Solidariedade do rival

Antes da causa da morte de Mateus, o lutador Obed Parreira, de 22 anos, que o nocauteou, disse ter vivido um momento dramático em sua carreira de duas lutas no MMA após saber da morte do seu adversário horas depois da luta. Obed, ainda em choque por conta da tragédia, prestou homenagem ao adversário.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/am/noticia/morte-de-lutador-nocauteado-em-manaus-foi-causada-por-forte-impacto-na-cabeca-revela-iml.ghtml

Recomendado pelo Google: