header top bar

section content

Messi reencontra velho freguês para tentar encerrar “maldição” nas quartas da Liga dos Campeões

Solskjaer volta ao palco em que já brilhou pela Champions para, a exemplo do que fez contra o PSG, buscar nova "remontada"

Por Globo Esporte

16/04/2019 às 08h31

Messi e Piqué tentam levar o Barcelona às semifinais (Foto: Reuters)

Messi tenta voltar com o Barcelona ao topo da Europa – e, para isso, reencontrará um antigo freguês, o Manchester United. Após vencer por 1 a 0 no jogo de ida na Inglaterra, o Barça poderá até empatar em casa nesta terça-feira para, enfim, voltar às semifinais da competição. Afinal, nos últimos três anos, caiu nas quartas contra Atlético de Madrid, Juventus e Roma – todas sem gols do argentino.

– A eliminação da Champions ficou entalada, principalmente pela forma como aconteceu. Vamos dar tudo para que essa copa tão linda e tão desejada volte para o Camp Nou – disse Messi, no início da temporada, citando a mais recente eliminação, diante da Roma, após vencer por 4 a 1 na ida e perder por 3 a 0 na volta.

Chegar às quartas de final já é um hábito para a equipe catalã, presente nesta fase há doze temporadas, um recorde. Mas, nas últimas cinco temporadas, conseguiram superar essa fase apenas uma vez, em 2015, o ano de seu quinto título da Liga dos Campeões.

Nas últimas três eliminações, Messi passou em branco. O último gol do astro numa partida de quartas de final de Champions, aliás, foi em 2013, na classificação diante do PSG (posteriormente perderia para o então campeão Bayern de Munique).

Ao mesmo tempo, ele terá pela frente um antigo freguês para se motivar. Foi diante do Manchester United que ele conquistou duas de suas quatro Champions, em 2009 e 2011, ambas com gols dele na decisão. Além disso, ele chega na ponta dos cascos: foram 43 gols em 41 partidas nesta temporada, oito deles na Liga dos Campeões. O técnico Ernesto Valverde* tem, claro, muita confiança no principal jogador de seu elenco.

Reencontro cá, reencontro lá
Do outro lado, também haverá outro reencontro com doces lembranças de uma final de Liga dos Campeões. Uma das viradas mais improváveis de toda a história da competição aconteceu no Camp Nou em 1999: o Bayern de Munique de Oliver Kahn e Lothar Matthäus abriu o placar diante do Manchester United com seis minutos de jogo com Basler. Os alemães, terríveis, acertaram a trave por duas vezes e levaram a vitória até os acréscimos do segundo tempo. Aos 46, o empate. Aos 48, a virada.

O primeiro gol foi marcado por Sheringham, chorado, depois de um chute torto de Ryan Giggs que a princípio parecia não dar em nada. Fervorosos, os torcedores ainda comemoravam quando Beckham cobrou o escanteio, Sheringham desviou de cabeça, e Solskjaer esticou o pé direito para estufar as redes. Em seguida, correu sem rumo e deslizou sobre os joelhos numa imagem que dá arrepios e afoga em nostalgia qualquer torcedor do clube inglês.

A experiência de Solskjaer em viradas na Liga dos Campeões vai além daquela ocasião há 20 anos no Camp Nou. Neste ano, como técnico, levou o Manchester United a uma “remontada” e tanto diante do PSG nas oitavas de final. Em Old Trafford, derrota por 2 a 0. No Parque dos Príncipes, vitória por 3 a 1 – e a classificação por causa dos gols marcados fora de casa. O técnico norueguês mostra confiança e também muita consciência do tamanho do desafio.

“A atuação em Paris nos dá esperanças de que podemos avançar”

– Mas ir ao Camp Nou é um grande desafio. É uma proeza ainda maior – disse o técnico norueguês, que para o duelo terá o atacante chileno Alexis Sánchez, disponível após se recuperar de uma lesão que o afastou durante seis semanas.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/noticia/messi-reencontra-velho-fregues-para-tentar-encerrar-maldicao-nas-quartas-da-liga-dos-campeoes.ghtml

Recomendado pelo Google: