header top bar

section content

Sem sofrer gol há 500 minutos, Moledo e Cuesta são trunfos do Inter para conter o Flamengo

Colorado não é vazado com dupla de zaga titular em campo há 5 jogos e exatos 519 minutos; dupla tentará segurar ataque formado por Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta

Por Globo Esporte

20/08/2019 às 08h19

Time não é vazado com dupla de zaga titular em campo há 5 jogos(Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)

O Inter se prepara para enfrentar um ambiente de pressão propagado por 70 mil pessoas no Maracanã com ingressos esgotados no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, contra o Flamengo, na quarta-feira, às 21h30. E o fará sob a proteção de uma dupla quase tão imponente quanto o palco do duelo decisivo: Rodrigo Moledo e Víctor Cuesta.

Ao menos, pelo retrospecto recente. Lado a lado, os zagueiros titulares de Odair Hellmann ultrapassam os 500 minutos sem sofrer gols em 2019. E são os guardiões de um sistema defensivo sólido que se confunde com a identidade de jogo da equipe para superar – com certa folga e superioridade – os duelos de mata-mata recentes.

Com entrosamento afiado desde o ano passado, Moledo e Cuesta travarão um duelo à parte e um tanto ingrato com a dupla de ataque do Flamengo, com números ainda mais imponentes. Combinados, Gabriel, Bruno Henrique e Arrascaeta somam 50 gols em 2019.

Goleador isolado do Flamengo na temporada, com 24 gols, Gabigol ainda é o artilheiro do Brasileirão, com 11. O companheiro de ataque fez “apenas” 16 no ano e foi convocado por Tite na última lista da Seleção. Já Arrascaeta soma 10 gols em 30 partidas pelo Rubro-Negro. Os três brilharam na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco, no último sábado.

O retrospecto impressiona. Mas nada que assuste os pilares da defesa colorada. O Inter não sofre gols com a dupla de zaga titular desde a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras em São Paulo, em 10 de julho, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, Zé Rafael marcou o gol da vitória palmeirense aos 19 do primeiro tempo.

Modelo e Cuesta juntos no ano

26 jogos
16 vitórias
6 empates
4 derrotas
16 gols sofridos
14 jogos sem sofrer gols

De lá para cá, o Inter engatou uma sequência de cinco jogos sem ser vazado quando guardado por Rodrigo Moledo e Víctor Cuesta lado a lado dentro da área. Ao todo, são 521 minutos de invencibilidade (sem contar acréscimos).

– É muito bom jogar com ele (Moledo). Tem uma imposição física, transmite uma segurança para o time. A parceria é muito boa. Mas é um trabalho de toda a equipe. Todo mundo trabalha para recuperar a bola. Não é só a defesa que mantém sem levar gols. Isso dá segurança para a equipe ter a chance e conseguir fazer o gol – elogia Cuesta.

Os cinco jogos sem sofrer gols de Moledo e Cuesta:

Inter 1 (5) x (4) 0 Palmeiras – Quartas de final da Copa do Brasil
Nacional 0 x 1 Inter – Oitavas de final da Libertadores
Inter 2 x 0 Nacional – Oitavas de final da Libertadores
Cruzeiro 0 x 1 Inter – Semifinal da Copa do Brasil
Inter 0 x 0 Corinthians – 14ª rodada do Brasileirão

A segurança transmitida pela dupla de zaga titular serve como fiel da balança para o Inter manter algo que está enraizado como estilo de jogo da equipe. Nas quartas de final da Libertadores e a um passo da final da Copa do Brasil, o Colorado suporta os duelos de mata-mata com maturidade, dentro de uma identidade de atuação combativa, já marca registrada com Odair Hellmann. As vitórias recentes sobre Palmeiras, Nacional e Cruzeiro são exemplos disso.

– Não é uma fase. É um estilo de jogo que o Inter tem. Individualmente, Cuesta e Moledo estão em um grande momento. É um privilégio poder jogar com eles. Mas é uma identidade do Inter sofrer poucos gols, ter jogo sólido. Os objetivos são muito grandes. Não sofrer gols e ter uma defesa segura faz parte disso – diz Marcelo Lomba.

Inter e Flamengo se enfrentam na próxima quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. A volta está marcada para a semana seguinte, no Beira-Rio.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/sem-sofrer-gol-a-500-minutos-moledo-e-cuesta-sao-trunfos-do-inter-para-conter-o-flamengo.ghtml

Recomendado pelo Google: