header top bar

section content

Chelsea e Porto se enfrentam pela sobrevivência na Champions League

Apesar da empolgação do comandante da equipe portuguesa, o Porto deve encontrar um Chelsea muito motivado, principalmente porque o treinador dos Blues não vê a Liga Europa em seus planos

Por

09/12/2015 às 09h16

José Mourinho durante coletiva de imprensa da Champions (Foto: Getty)

O grande duelo desta quarta-feira na Uefa Champions League será entre Chelsea e Porto. O embate acontece no Estádio Stamford Bridge, em Londres, pelo grupo G. As duas equipes dividem a liderança com dez pontos e fazem confronto direto, porém, são pressionadas pelo Dínamo de Kiev. O time ucraniano, com dois pontos a menos, não deverá encontrar dificuldades para superar o lanterna, e já eliminado, Maccabi Tel-Aviv, de Israel, que sequer pontuou.

Com o provável triunfo da equipe de Kiev, Chelsea e Porto estarão sob pressão. Caso os ucranianos vençam, os ingleses se garantem com apenas um empate. Isto porque, em caso de igualdade tripla no número de pontos, o que passa a valer é o saldo de gols e não mais o confronto direto. Neste cenário, o Dínamo ficaria em primeiro, seguido dos Blues. Se uma surpresa acontecer em Israel, o empate pode classificar o Porto.

Em condições normais, o time londrino teria todo o favoritismo da partida. Porém, o clube atravessa uma grave crise. No último fim de semana, perdeu em casa para o modesto Bournemouth, por 1 a 0, e está perto da zona de rebaixamento. O trabalho do técnico português José Mourinho vem sendo muito questionado e a sua demissão, no caso de uma eliminação no torneio europeu, é dada como certa.

Por conta disso, justamente, que a ordem no Porto é partir para o ataque. "Chegamos a um momento da competição em que brigar por um pontinho pode acabar tendo o mesmo peso de não pontuar. O importante, neste momento, é irmos a campo e fazermos bem o nosso trabalho, sem abrir mão da ousadia", disse o espanhol Julen Lopetegui, técnico do Porto.

Apesar da empolgação do comandante da equipe portuguesa, o Porto deve encontrar um Chelsea muito motivado, principalmente porque o treinador dos Blues não vê a Liga Europa em seus planos.

"Se você é eliminado da Liga dos Campeões você deve ir para casa e focar nos torneios domésticos. Mas, por causa das regras que mandam o terceiro para a Liga Europa, é um bom caminho para aqueles que podem voltar à Champions no ano seguinte. Mas nós não queremos isso. Queremos jogar a Liga dos Campeões, enfrentar os melhores – arcelona, Real Madrid, Bayern, todos os grandes. E, para isso, nós precisamos vencer", afirmou José Mourinho.

As duas partidas estão marcadas para esta quarta, às 17h45 (de Brasília).

MSN

Tags:
Recomendado pelo Google: