header top bar

section content

Pela semifinal, Ceará e Fortaleza se enfrentam em primeiro Clássico-Rei em outro estado

Fortaleza e Ceará decidem uma semifinal de Copa do Nordeste pela primeira vez. Partida acontecerá fora de casa

Por CBF

28/07/2020 às 08h34 • atualizado em 28/07/2020 às 09h39

Fortaleza e Ceará ficaram no empate por 1 a 1 no primeiro Clássico-Rei da temporada 2020 (Créditos: Pedro Chaves/AGIF)

A reta final da Copa do Nordeste 2020 promete grandes emoções. Nesta terça-feira, Fortaleza e Ceará fazem um Clássico-Rei histórico por uma vaga na final. O duelo será disputado em Pituaçu, em Salvador, e entrará para a história da rivalidade como o primeiro confronto disputado fora de solo cearense. A bola rola às 21h30 para o jogão, que terá transmissão do SBT, da Fox Sports e da Live FC.

O Clássico-Rei é um dos confrontos mais famosos do país. Em mais de 100 anos de rivalidade, Leão e Vozão já se enfrentaram inúmeras vezes, mas nenhuma delas foi em outro estado. Com o duelo pela semifinal marcado para a capital baiana, por conta das condições especiais de controle da pandemia da covid-19, o clássico desta terça será carregado de um sotaque diferente.

A partida está sendo bem aguardada por torcedores e jornalistas, já vai quebrar outras marcas, além da já citada. A dupla não se enfrenta em um jogo único eliminatório há 18 anos. Na ocasião, os dois disputavam a final do Campeonato Cearense e o Vozão levantou a taça depois de um empate por 1 a 1.

Depois de eliminar Sport e Vitória, respectivamente, Fortaleza e Ceará voltarão a se enfrentar nesta Copa do Nordeste. No primeiro duelo, empate em 1 a 1. Agora, a situação é diferente. Em caso de placar igual, a definição vai parar na disputa por pênaltis.

O Fortaleza, comandado por Rogério Ceni, defende o título conquistado em 2019. Na campanha deste ano, o Tricolor do Pici se classificou como líder do grupo A, empatado em 17 pontos com o Bahia. Nas quartas de final, bateu o Sport nos pênaltis, em uma noite iluminada do goleiro Felipe Alves, que defendeu uma cobrança. Além disso, tem o atacante Wellington Paulista na corrida pela artilharia, com 4 gols. Para o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, a equipe demonstra estar preparada para seguir em busca da taça e este reencontro comprova o alto nível do futebol cearense.

“A Copa do Nordeste significa muito para o Fortaleza, é uma competição de nível técnico muito bom, e serve para mostrar a grandeza do futebol cearense para o resto do país. Nós somos os atuais campeões e vamos tentar defender esse título. Mas essa edição serviu para mostrar como o futebol do estado do Ceará é forte, afinal, das quatro equipes semifinalistas, duas são cearenses.” declarou o presidente tricolor.

Já o Vozão foi campeão da Copa do Nordeste em 2015, com uma campanha invicta. Neste ano, o clube se classificou em segundo lugar do grupo B, com 14 pontos. Ganhou do Vitória-BA nas quartas de final, com um gol de pênalti marcado por Vinicius, artilheiro da competição, com 5 gols. O presidente Robinson de Castro acredita que a partida contra o Fortaleza vai ter um sabor de final antecipada, devido à rivalidade centenária entre as equipes.

“É a primeira vez que Ceará e Fortaleza jogam numa semifinal de Copa do Nordeste. A rivalidade movimenta a região e a imprensa local, ainda mais nesse que é repleto de novidades. Acaba sendo um jogo de muita provação para os dois clubes, e a sensação que a torcida tem é de uma final antecipada. Com todo o respeito aos outros semifinalistas, mas o Clássico-Rei poderia ser uma final.” afirmou Robinson.

O Clássico-Rei também será decisivo para as trajetórias pessoais dos técnicos de cada equipe. Tanto Guto Ferreira quanto Rogério Ceni buscam o bicampeonato na Copa do Nordeste. Apenas Arthurzinho teve esse sucesso, em 1997, com o Vitória-BA, e em 1998, com o América-RN. Guto foi campeão em 2017, quando treinava o Bahia. Para Ceni, ainda cabe o ineditismo de ser campeão duas vezes consecutivas pela mesma equipe.

As semifinais da Copa do Nordeste 2020 serão realizadas em Pituaçu, Salvador, na Bahia. Nesta terça, Fortaleza e Ceará se enfrentam e no dia seguinte, é a vez de Bahia e Confiança decidirem uma vaga na decisão.

Recomendado pelo Google: