header top bar

section content

Atleta nas horas vagas, dentista se destaca no Norte/Nordeste de natação

Paraibana Milena Paiva tem 26 anos e conquistou medalhas de ouro em quatro modalidades da competição que aconteceu neste fim de semana em João Pessoa

Por

18/05/2015 às 08h27

Milena Paiva no lugar mais alto do pódio (Foto: Amauri Aquino / GloboEsporte.com/pb)

Ela nada desde os três anos de idade, participa de competições desde os sete e diz que nunca vai parar. Sonha, inclusive, em ser a vovó das piscinas. Consciente das dificuldades do esporte no país, Milena Paiva decidiu estudar odontologia e mesmo trabalhando durante todo o dia encontra tempo para treinar à noite.

E o esforço valeu a pena, tanto que ela conquistou quatro medalhas de ouro no Norte/Nordeste de natação, que aconteceu em João Pessoa neste fim de semana.
A atleta subiu no lugar mais alto do pódio nos 100 metros costas, 50 metros borboleta, 200 metros medley e 50 metros costas e foi o grande destaque da natação paraibana na competição. Milena já foi da seleção brasileira, mas precisou investir nos estudos por causa da falta de retorno financeiro da natação.

Ela treina todos os dias à noite e por três vezes na semana, se aperfeiçoa em dois períodos de treinamento. Trabalha de manhã e à tarde e "faz milagre para conseguir organizar o horário".

– Eu precisei investir na profissão, pois percebi que o esporte não daria o retorno financeiro e a tranquilidade de ter algo certo. Mas eu nunca vou largar a natação. Quero ficar vovó nas piscinas. Eu amo a natação. Faço tudo por amor. Amo também a minha profissão, mas isso aqui está enraizado dentro de mim. E mesmo que eu tenha uma idade avançada para competir, se os resultados forem bons, vou continuar – garantiu.

Milena passou o ano passado sem disputar campeonatos, mas espera retornar em setembro às competições nacionais.

Sobre o desempenho ruim da Paraíba no Norte/Nordeste, ela aponta como "culpados" o perfil dos adolescentes de hoje em dia, que segundo Milena, não gostam de cobranças. 
– O perfil do adolescente hoje é diferente. Ninguém quer sofrer para conquistar as coisas.

Se o treinador cobra um pouco mais, os pais se metem, acham que não é pra existir cobrança. Já participei da equipe da Paraíba e conquistamos o segundo lugar num campeonato similar, mas agora é um pouco triste, já que não conseguimos pegar nem uma quinta colocação – contou.

Para a atleta o investimento agora precisa ser em criança, ensinar desde cedo o valor do esporte e despertar nela o amor pela natação. Milena ainda ressaltou a estrutura de João Pessoa após a reforma da Vila Olímpica Parahyba, que pode facilitar uma melhora no desempenho dos atletas do Estado nos próximos anos.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: