header top bar

string(16) "diario-esportivo"

section content

FPF marca reunião para a sexta-feira e Paraibano de 2015 deve ser adiado

Posse do dirigente vai ser no mesmo dia da reunião, que vai contar com a presença dos dez clubes profissionais que vão jogar a primeira divisão estadual do ano que vem

Por

31/12/2015 às 12h34

Campeonato Paraibano 2015 poderá ser adiado (Foto: ilustrativa)

O presidente eleito da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, marcou para a sexta-feira duas importantes ações para o próximo ano. A primeira é a própria posse, marcada para às 16h na sede da entidade. Mas duas horas antes, antes mesmo de assumir oficialmente, ele vai reunir todos os dez clubes da 1ª divisão do Campeonato Paraibano de 2015 para uma nova rodada de conversas sobre o início da competição. É na sexta-feira, portanto, que pode acontecer um possível – mas não certo – adiamento da competição. Que inclusive já vem sendo dado como certo por alguns clubes, mas que a FPF ainda não confirma.

A assessoria de imprensa da entidade informa que Amadeu fez uma consulta à Confederação Brasileira de Futebol e que o Departamento de Futebol da FPF vem fazendo um amplo estudo sobre o caso. Tudo isto para saber se os clubes paraibanos que vão jogar as competições nacionais no primeiro semestre de 2015 (Campinense, Botafogo-PB e Treze) serão punidos caso joguem o Paraibano em 2015, como Amadeu vem alardeando já há algum tempo.

A tendência é que Amadeu Rodrigues pressione os clubes para que o campeonato seja mesmo adiado, mas por ora a Federação Paraibana não adianta nenhuma informação sobre o caso. 

Entenda o caso
Amadeu Rodrigues cita o artigo 101 do Regulamento Geral de Competições da CBF de 2015, que não permite que clubes que participem de campeonatos organizados pela entidade máxima do futebol brasileiro joguem jogos oficiais no período de férias e pré-temporada. Segundo Amadeu, este período é justamente em janeiro.

O artigo citado diz que “as federações deverão respeitar o calendário nacional notadamente em relação ao período de férias e de pré-temporada, sob pena dos clubes de seu Estado ficarem impedidos de disputar competições coordenadas pela CBF”. E é isto que provoca medo no presidente eleito.
O Treze vai disputar a Série D do Brasileiro, enquanto o Campinense está na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Já o Botafogo joga Série C e as mesmas competições que a Raposa. 

Como a regra cita diretamente as federações, o presidente eleito disse que na última reunião registrou em ata que alertou os três clubes e que por isto se isentou de possíveis futuras punições. Para ele, a atual tabela foi feita de forma arbitrária e de forma errada pela Junta Administrativa que rege a FPF. 

Globoesporte

Tags:
PLANOS E METAS

VÍDEO: Cantor explica como pretende administrar o Atlético e declara que o problema do clube é político

CAMPEONATO PARAIBANO 2019

VÍDEO: Após vistoria técnica, representantes da CBF elogiam o estádio Perpetão: “É um dos melhores”

A ARTE DO CORPO

VÍDEO: Bailarino que dá aula de dança em Cajazeiras fala da sua trajetória e de projetos para a cidade

MÚSICA AO VIVO

VÍDEO: Sucesso no Nordeste, cantor interpreta grandes bandas nacionais e internacionais no Xeque-Mate