header top bar

section content

VÍDEO: Professor que tem camisa autografada por Pelé lamenta falta de apoio para instalar museu em Cajazeiras

Apesar de ter essa e outras relíquias em mãos, Reudesman Lopes nunca conseguiu apoio para instalar o museu. Segundo ele, as gestões de cultura do município não têm interesse no projeto

Por Luis Fernando Mifô

04/01/2023 às 17h16 • atualizado em 04/01/2023 às 17h32

O professor Reudesman Lopes, que há muitos anos se dedica à história do futebol da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, possui um dos maiores acervos do estado. Entre camisas, troféus, fotografias e outras peças raras, destaca-se uma camisa da seleção brasileira autografada por Pelé.

O rei do futebol, falecido em 29 de dezembro de 2022, doou a camisa autografada para o Museu do Futebol de Cajazeiras, que é um projeto antigo de Reudesman, mas nunca teve local fixo por falta de apoio das iniciativas pública e privada. “Para o Museu de Futebol de ‘Cajazeiras’, do amigo Pelé”, escreveu o rei.

Segundo Reudesman, a doação da camisa foi intermediada pelo radialista cajazeirense Iata Anderson, que reside no Rio de Janeiro, é amigo de Pelé e atualmente trabalha na Rádio Tupi.

Apesar de ter essa e outras relíquias em mãos, Reudesman Lopes nunca conseguiu apoio para instalar o Museu do Futebol de Cajazeiras. Segundo ele, as gestões de cultura do município não têm interesse no projeto. “Eu não entendo por que a Secretaria de Cultura não quer o Museu do Futebol. Eu não entendendo, até hoje, tudo isso. Isso me entristece, isso me magoa como cajazeirense. A luta é enorme, mas eu vou continuar lutando”, falou o historiador.

Pelé autografou camisa da seleção para o Museu do Futebol de Cajazeiras (Foto: Iata Anderson / MFC)

Reudesman afirma que ter uma camisa autografada por Pelé colocaria o Museu do Futebol de Cajazeiras entre os raros museus esportivos do Brasil. “Confesso para você que eu chorei muito de alegria, de emoção [quando recebeu a camisa], porque nós temos tido uma luta enorme com relação à instalação do Museu do Futebol de Cajazeiras. E você receber das mãos de Pelé uma camisa autografada pelo maior jogador de futebol do mundo… Já são poucos os museus de futebol no país e são raríssimos aqueles que têm camisa de Pelé autografada pelo próprio rei do futebol. Então nós fomos abençoados”.

Para Reudesman, o rei do futebol é incomparável e dividiu a história do esporte em dois momentos: antes e depois de Pelé. “Foi o grande diplomata do futebol, fazendo o futebol chegar aonde jamais se imaginava. E a gente tem um exemplo, que são os Estados Unidos, que têm muito amor pelo basquete, pelo futebol americano. Mas o futebol, hoje, já está ascendendo a uma outra esfera, e essa esfera deve-se muito a Pelé quando ele foi para o New York Cosmos, que foi o único time, depois do Santos, que ele atuou”.

DIÁRIO ESPORTIVO

Recomendado pelo Google: