header top bar

section content

Grupo protesta no Tour da Taça em João Pessoa: “Copa para quem?”

Cerca de 30 pessoas entoam gritos de ordem em frente à Estação Cabo Branco, onde o troféu do Mundial fica exposto durante este domingo. Dilma e Neymar foram alvos

Por

12/05/2014 às 07h49

Cerca de 30 pessoas participaram do protesto (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)

A taça da Copa do Mundo da Fifa já está em João Pessoa e atraiu vários torcedores e curiosos desde o início da manhã deste domingo. Mas não foram só os fãs do futebol que foram até a Estação Cabo Branco. Os apaixonados pelo esporte foram para apreciar o objeto de desejo das 32 seleções que disputam o título mundial a partir do dia 12 de junho. Mas outros foram para protestar. Cerca de 30 pessoas aproveitaram o Tour da Taça para reclamar do que, segundo eles, fere os direitos dos brasileiros.

Um dos líderes da manifestação, o professor Renan Palmeira disse não ser contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, mas criticou o que ele define como "superfaturamento". O grupo alega que houve uma inversão de valores, com o dinheiro público sendo investido no Mundial, sendo que há outras prioridades para o povo brasileiro.

– Eu sou a favor de copas, mas não com o gasto que o Poder Público teve. Essa é uma Copa superfaturada e muito do dinheiro que foi investido nos estádios deveria ter ido para a educação e para a saúde, por exemplo – criticou.

O protesto foi pacífico e o grupo sequer entrou na Estação Cabo Branco, limitando-se a proferir gritos de ordem em frente ao local onde a taça está exposta. Em alguns momentos, os protestos se dirigiram especificamente à presidente Dilma Rousseff: "Fora, Dilma! Deixa o povo trabalhar". E nem o principal jogador da Seleção Brasileira foi poupado: "Na Copa eu vou lutar porque o professor vale mais do que Neymar".

Renan ainda lembrou uma entrevista do ex-jogador e atual deputado federal Romário, que disse que "a Copa vai ser no Brasil, mas não vai ser uma Copa para os brasileiros". O organizador do manifesto reclamou dos altos preços dos ingressos para os jogos do Mundial e alegou que o torcedor comum não vai ter dinheiro para assistir às partidas.

– Essa não vai ser uma Copa para o brasileiros, vai ser uma copa para os turistas. Os brasileiros pagaram a conta, mas não vão poder assistir aos jogos porque não têm dinheiro para pagar o ingresso. E esse Mundial não vai deixar nenhum legado para os brasileiros – finalizou Renan.

O protesto aconteceu o tempo todo de forma pacífica, mas foi acompanhado de perto pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal, que estiveram o tempo todo ao redor da Estação Cabo Branco para fazer a segurança do Tour da Taça. 

Após passar por mais de 80 países e algumas capitais brasileiras, o troféu do Mundial fica exposto em João Pessoa até a noite deste domingo. O campeão mundial Jairzinho é uma das atrações do evento na capital paraibana.

Fonte: Globo Esporte 

Tags:
Recomendado pelo Google: