Sousa vence julgamento no STJD e vai enfrentar o Coritiba na Copa do Brasil
O Sousa Esporte Clube está incluindo na edição de 2013 da Copa do Brasil, vaga antes concedida ao CSP/PB.
Acabou a confusão! O Sousa Esporte Clube agora está oficialmente na Copa do Brasil 2013. A decisão foi do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), durante julgamento no Rio de Janeiro. Por 6 votos a 1 o recurso do Sousa foi acolhido.
Após as defesas, o procurador Paulo Schmitt faz as suas considerações, destacando que a Federação errou ao indicar o CSP para a disputa da Copa do Brasil: "A competição em questão não é seletiva para a Copa do Brasil. No caso específico, para se ter validade para a Copa do Brasil, é preciso ter quatro clubes que disputam, não apenas que estejam inscritos; e que seja um torneio de primeira divisão, e parece que esse era de sub-21. A organização desta competição não é ilegal, mas a indicação do clube vencedor deste torneio para a Copa do Brasil é irregular. Nisso sim a Federação errou. O maior problema da CBF é não fiscalizar as regras que ela mesma criou. Espero que a CBF a partir de agora exija as tabelas e as súmulas dessas competições. A manifestação da procuradoria é que seja inválida a participação do CSP na Copa do Brasil, já que houve a violação do critério técnico".
Resultado do julgamento
Por maioria de votos, não acolhida a preliminar de acusação sobre o Sousa/PB ter apresentado recurso após o prazo estabelecido pelo regulamento; e, por maioria de votos, dado provimento ao mandado de garantia apresentado pelo Sousa/PB, o incluindo na edição de 2013 da Copa do Brasil, vaga antes concedida ao CSP/PB.
O Sousa Esporte Clube vai enfrentar o Coritiba na primeira fase da Copa do Brasil 2013. A CBF deverá marcar nos próximos dias a data e o horário do jogo.
Entenda o caso
Em busca de uma vaga na Copa do Brasil, o Sousa/PB entrou com um mandado de garantia no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pedindo a anulação do CSP/PB no torneio e, consequentemente, a inclusão de sua equipe na tabela da CBF. Após analisar as informações enviadas pelo jurídico do clube, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, despachou o pedido de cancelamento da partida entre CSP e Coritiba, quer seria nesta quinta-feira, dia 4 de abril, mesma data em que o caso será julgado pelo Pleno.
No dia 20 de março, o jurídico do Sousa entrou com um mandado de garantia na Justiça Desportiva pedindo a inclusão do clube na segunda vaga paraibana do torneio, em virtude da conquista do vice-campeonato paraibano de 2012 e da irregularidade no torneio realizado pela Federação local.
O Campinense, campeão paraibano de 2012 assegurou a primeira vaga do estado para a Copa do Brasil. Para a segunda, a Federação Paraibana de Futebol organizou um torneio onde o campeão estaria automaticamente classificado para representar a Paraíba na última vaga disponível ao estado. No torneio, cinco clubes foram inscritos: Treze, Botafogo, CSP, Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga, mas os dois últimos desistiram próximo do início da competição.
O jurídico do Sousa então destacou que apenas três clubes participaram da competição, fato que não deveria ser aceitável, já que o Regulamento Geral da Competição prevê o mínimo de quatro clubes da primeira divisão de profissionais, conforme artigo 24 do RGC:
“Nos casos da realização de torneio seletivo ou competição equivalente no âmbito das federações estaduais, cujo objetivo seja o de classificar clubes para certames nacionais, tais torneios somente serão reconhecidos pela CBF se disputados por um mínimo de quatro clubes da principal série ou divisão da federação”.
O Diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio, afirmou que a confederação não teve informação prévia sobre a composição do torneio seletivo.
Vencedor do torneio, o CSP foi incluso na tabela da CBF para a disputa da competição. Inconformada com a decisão, a diretoria do Sousa pediu que o caso seja revisto pelo STJD e,através do mandado de garantia, solicita que a Justiça Desportiva declare nula a vaga do CSP e reconheça o Sousa como legítimo detentor da segunda vaga paraibana, além de intimar a CBF a efetuar as devidas alterações na tabela da Copa do Brasil.
O pedido foi analisado pelo presidente Flávio Zveiter, que decidiu, na última quinta-feira, dia 28 de março, pela não realização da partida entre CSP e Coritiba, até que o caso tenha um desfecho no STJD.
O CSP perdeu a vaga e o Sousa automaticamente assegurou a segunda vaga paraibana e disputará a primeira partida da Copa do Brasil contra o Coritiba, em nova data que será divulgada pela CBF.
Relembre
Presidente do Sousa vai ao RJ ¨buscar¨ vaga do time sertanejo na Copa do Brasil
Jogo do CSP é suspenso na Copa do Brasil e Sousa poderá assumir vaga. Ouça!
Sousa rebate FPF e oficializa ação no STJD por vaga na Copa do Brasil
Rosilene Gomes desafia Aldeone Abrantes e diz que Sousa não jogará Copa do Brasil de 2013
Charley Garrido do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário