header top bar

section content

Peixe com três olhos é encontrado perto de usina nuclear

O peixe foi capturado em um lago nas proximidades de uma usina nuclear na Argentina.

Por

17/11/2011 às 11h02

Em 1990, um episódio de Os Simpsons apresentava Blinky, um peixe laranja mutante com três olhos, capturado em um lago perto da Usina Nuclear de Springfield, um símbolo da insensibilidade do Sr. Burns às questões ambientais. Agora, a vida parece ter imitado o desenho animado. Recentemente, um grupo de pescadores da província de Córdoba, na Argentina, pegou um peixe com um olho a mais – e em um lago próximo a uma usina nuclear.

O lago onde o peixe foi encontrado é o reservatório no qual a instalação nuclear bombeia a água quente dos reatores. Os moradores da região começaram a ficar preocupados depois de observar evidências inegáveis de mutações. Afinal, eles nunca tinham visto um peixe assim.

"Estávamos pescando e ficamos surpresos ao apanhar esse espécime raro. Estava escuro na hora e não tínhamos notado, mas quando acendemos a lanterna, vimos o terceiro olho”, relata o pescador Julián Zmutt, descrevendo sua estranha descoberta.

Considerando as consequências ecológicas e a ameaça de um desastre de grandes proporções, não é à toa que as usinas nucleares pareçam uma alternativa menos viável para suprir as necessidades energéticas do planeta que as energias solar e eólica. Mas é claro que já sabemos disso há algum tempo.

E onde um pouco de previsão falhar, a visão com três olhos pode imperar.

COFEMAC
 

Tags:
Recomendado pelo Google: