header top bar

section content

Jeová promove audiência pública em Pombal para debater Criação da Agência da Paraíba

A Comissão de Desenvolvimento da Assembleia, presidida pelo deputado estadual Jeová Campos(PT), estará realizando na próxima sexta-feira(24), uma Audiência Pública no município de Pombal. Na oportunidade acontecerá o ciclo de debates para discutir a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional da Paraíba. O evento, acontecerá no Colégio Polivalente (Escola Monsenhor Vicente de Freitas), […]

Por

21/04/2009 às 22h50

A Comissão de Desenvolvimento da Assembleia, presidida pelo deputado estadual Jeová Campos(PT), estará realizando na próxima sexta-feira(24), uma Audiência Pública no município de Pombal. Na oportunidade acontecerá o ciclo de debates para discutir a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional da Paraíba. O evento, acontecerá no Colégio Polivalente (Escola Monsenhor Vicente de Freitas), a partir das 9h00, e reunirá várias lideranças políticas e representantes da sociedade civil de diversas cidades da região Sertaneja do Estado. Este será o primeiro ciclo de debates, de um número de quatro, que acontecerão nas cidade de Monteiro, Santa Luzia e Sumé.

“Iremos debater juntamente com as autoridades e representantes de entidades convidadas as reais potencialidades das várias micro-regiões do nosso Estado, a exemplo do Curimataú, Cariri, Vale do Sabugi e Sertão, que precisam de um tratamento e atenção diferenciados, o que só será possível através da criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional no Estado" enfatizou o deputado Jeová Campos.

Concentração de riqueza
Segundo dados da Secretaria da Receita estadual, João Pessoa e Campina Grande são detentores de 59% do PIB da Paraíba, consequentemente centralizando a riqueza do estado, outro dado observado é que, das 100 maiores contribuintes do ICMS no Estado, 58 empresas estão no município de João Pessoa, 10 em Cabedelo e 12 em Campina Grande. Juntos, estes municípios têm 80 empresas entre as 100 maiores do ICMS.

Assim, mesmo entre os grandes contribuintes há uma repetição do fenômeno da concentração de renda e da geração de receita. Dois municípios integram a mesma região geo-administrativa – João Pessoa e Cabedelo.

Mudando o quadro
Para o deputado Jeová Campos, a implantação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional da Paraíba, trará aos demais municípios paraibanos, uma participação mais efetiva no processo de indução do crescimento econômica do estado. O parlamentar ainda afirmou que, o fortalecimento da econômia das regiões, do Cariri, Curimataú, Brejo e Sertão, garantirá uma mudança significativa na redistribuição do Produto Interno Bruto do estado, que hoje está centralizado em João pessoa e Campina Grande.

A gereção de emprego e renda e consequentemente uma melhor qualidade de vida para os paraibanos, é o grande desafio a ser encarado pelos administradores, buscando para isso, parcerias com setor industrial para que a população possa ter mais opções de trabalho, já que nos dias atuais, na maiorias dos municípios paraibanos, o maior responsável pela geranção de emprego e renda é o setor público.

Participantes

Além dos parlamentares que integram a Comissão de Desenvolvimento da AL, foram também convidados para a audiência pública representantes da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP), da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal, além dos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais da região.

JOSELITO FEITOSA
Da Redação do Diárido Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: