header top bar

section content

MAIS DOENÇAS: Paraíba confirma dois primeiros casos de ‘Gripe Suína’

Os casos já haviam sido notificados desde o início do mês.

Por Diário do Sertão

29/03/2016 às 15h29

Paraíba confirma dois casos de gripe suína (Foto ilustrativa)

Os dois primeiros casos de pacientes com H1N1 na Paraíba em 2016 foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (28). As pacientes são duas mulheres, uma de Campina Grande e outra de Soledade, no Agreste paraibano. Uma delas ainda está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antonio Targino em estado grave.

Os casos já haviam sido notificados desde o início do mês. A saliva das pacientes foi coletada e enviada para o laboratório, onde foi confirmado que as duas estavam infectadas com o vírus. A paciente de Soledade foi hospitalizada em Campina Grande, mas já recebeu alta médica, segundo a gerente da 3º Gerência Regional de Saúde, Tatiana Medeiros.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Campina Grande, Eliete Nunes, a prefeitura vai começar campanhas para alertar a população. “Nós temos que informar a população a respeito da gravidade disso, principalmente na prevenção com a higienização das mãos”, disse.

A paciente que ainda está internada tem 25 anos. Conforme informações de Tatiana Medeiros, a jovem foi internada no hospital com um quadro de insuficiência respiratória em uma síndrome aguda. Houve suspeita de embolia pulmonar, mas exames descartaram essa possibilidade.

Como medida preventiva e combate epidemiológico, a paciente foi isolada e os profissionais de saúde estão usando proteção especial. Segundo a gerência regional, a paciente é moradora de Campina Grande e não saiu da cidade nos últimos meses.

A Secretaria Estadual de Saúde ainda informou que aguarda mais dois resultados de sorologias para esta terça-feira (29). Os pacientes são de João Pessoa. Em Campina Grande, mais três casos suspeitos já foram notificados e os exames já foram realizados, mas ainda aguardam o resultado.

G1PB

Recomendado pelo Google: