header top bar

section content

Paraíba confirma 20 casos de infecção pela superbactéria somente este ano

Casos foram registrados até o dia 31 de maio, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Por G1

20/06/2018 às 08h28

Paraíba confirma 20 casos de infecção pela superbactéria KPC em 2018

os cinco primeiros meses de 2018, foram confirmados 20 casos de infecção pela superbactéria KPC, na Paraíba, segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Controle e Infecção em Serviços de Saúde, Ana Campanile. A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) é conhecida assim por ser resistente a vários antibióticos.

No entanto, a profissional explicou que os casos confirmados no estado são subnotificações. “A gente ainda tem muitos hospitais, principalmente no interior da Paraíba, que não têm acesso a um laboratório de qualidade para fazer essa identificação”, relatou.

De acordo com Ana Campanile, esses casos são registrados no mundo inteiro, em hospitais públicos e particulares. “Quando a gente fala em superbactéria, a gente está falando, hoje, em pan-resistência. Naquelas bactérias que, praticamente, não têm sensibilidade a nenhum antibiótico que a gente tem no mercado no momento”, disse.

A limpeza correta das mãos, em especial em ambientes hospitalares, é uma das principais formas de prevenir a transmissão da bactéria. “As mãos têm que ser higienizadas antes de tocar os pacientes e depois que toca o paciente. Seja com água e sabão, seja com álcool gel. Isso é que tem que ficar guardado para todo mundo”, afirmou.

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/paraiba-confirma-20-casos-de-infeccao-pela-superbacteria-kpc-em-2018.ghtml

HERANÇA ARTÍSTICA

VÍDEO: Filho de grande nome da música brasileira agita a Festa do Brega no Cajazeiras Tênis Clube

EM JOÃO PESSOA

VÍDEO E FOTOS: Posse da nova diretoria da API é marcada por repentes, lançamento de livro e emoção

DUPLA CERIMÔNIA

VÍDEO: OAB lança em Cajazeiras as chapas para as eleições da Seccional Paraíba e da Subseção local

EX-ALIADO

VÍDEO: Vereador revela que defender professores foi a ‘bomba’ que iniciou rompimento com José Aldemir