header top bar

section content

MUDANÇA DE CLIMA: Inverno começa nesta sexta-feira com queda da temperatura em toda a Paraíba

Temperaturas são climatologicamente mais amenas e pode ocorrer chuvas em algumas regiões.

Por Portal Diário com G1PB

21/06/2019 às 09h32

Sousa amanheceu nublada e com temperatura de 29º

O inverno começa às 12h desta sexta-feira (21) e, na Paraíba, a previsão é de que as temperaturas variem entre a mínima de 17º C, no Cariri e a máxima de 33º C, no Sertão, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). A estação do frio termina no dia 23 de setembro, data em que se inicia a primavera. A meteorologia confirma que as temperaturas vão cair, mas devem se manter na mesma média do inverno do ano passado.

Segundo o meteorologista Danilo Cabral, as chuvas que ocorrem no setor Leste da Paraíba são normais para o período chuvoso e coincidem com o início do inverno.

De acordo com a Aesa, nas regiões do Cariri/Curimataú e Sertão, o inverno apresenta poucas chuvas. Já nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, a época do ano representa em torno de 40% do total de chuvas do ano. Neste período, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por distúrbios ondulatórios de leste, isto é, nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste do Brasil, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral.

Fonte: Portal Diário com G1PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/06/21/inverno-comeca-nesta-sexta-feira-21-com-queda-da-temperatura-na-pb.ghtml

Recomendado pelo Google: