header top bar

section content

Associação Paraibana de Imprensa realiza exposição de Prestes no Sertão do estado

A programação inclui exibição de vídeo sobre os 90 Anos da Coluna Prestes no Brasil

Por

03/12/2015 às 15h15

API realiza exposição de Prestes no Sertão

A Associação Paraibana de Imprensa realiza nessa sexta-feira (04), evento em homenagem a passagem da Coluna Prestes, em Piancó, Sertão do estado.  A programação inclui exibição de vídeo sobre os 90 Anos da Coluna Prestes no Brasil, e Exposição, de 04 à 11 de dezembro.  Luíz Carlos Prestes (1898 – 1990), foi um dos principais representantes comunistas no Brasil, perseguido e exilado, conhecido como o Cavaleiro da Esperança, também eleito através de concurso televisivo um dos 100 Maiores Brasileiros de todos os tempos.  

Para lembrar e homenagear Prestes, a API, juntamente com a Fundação Maurício Grabois, e a Prefeitura Municipal de Piancó abrem esta Exposição sobre a Coluna Prestes no Brasil, que percorreu 25 000 km., indo do Rio Grande do Sul ao norte do país, tendo na Paraíba importante passagem. Foi em Piancó, onde, segundo historiadores, a Coluna teria sofrido seu primeiro embate. 

O presidente da API, João Pinto, nascido na região, estará presente acompanhado de representantes políticos, acadêmicos, estudiosos e outros. No mês de novembro a API iniciou as homenagens a Coluna Prestes trazendo a mesma exposição para João Pessoa e Campina Grande, oportunidade em que contou com a presença da viúva Maria Preste, a filha Mariana, e a neta Ana Maria Prestes. Também a Comissão da Verdade reuniu os familiares de Prestes no auditório da API, em João Pessoa, para gravação de depoimentos.

O livro Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes, de autoria da viúva Maria Prestes, estará a venda no local. Esta é mais uma ação da API e sua Diretoria de Cultura, e conta com apoio do Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos, e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da UFPB; UEPB, Fundação Maurício Grabois, PC do B, portal WSCOM, Revista NORDESTE, e Prefeitura de Piancó. 

Da Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: