header top bar

section content

Raimundo Lira apoia proposta de revitalização do Rio São Francisco e defende esforço para garantir transposição

Raimundo Lira defende um esforço conjunto da sociedade civil, do governo federal e dos cinco estados banhados pelo Rio São Francisco

Por

18/11/2015 às 07h39

Senador Raimundo Lira da Paraíba. Confira!

Presidente da Comissão Temporária para Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do São Francisco, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) manifestou o seu irrestrito apoio à proposta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) de colocar em prática o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
 
Raimundo Lira defende um esforço conjunto da sociedade civil, do governo federal e dos cinco estados banhados pelo Rio São Francisco como forma de garantir a transposição e a vida do rio. Para o senador paraibano, a revitalização ecológica, associada ao reforço na vazão das águas, é essencial para o maior manancial de água doce do Brasil.
 
Como presidente da Comissão e defensor da conclusão das obras de transposição do Velho Chico, Lira enfatizou que a bacia hidrográfica do Rio São Francisco é rica em recursos naturais. Ela possui a maior quantidade e diversidade de peixes de água doce da região Nordeste, tem os mais diferentes tipos de vegetação, entre Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, abriga uma diversidade de culturas, de locais históricos, de sítios arqueológicos e de importantes centros urbanos.

Veja mais!

Inspirado em projeto de Raimundo Lira, Senado vai debater redução de preços de passagens aéreas

Projeto para garantir a revitalização – Para Raimundo Lira, a revitalização deve ser considerada como pré-requisito no processo de transposição das águas do São Francisco. O senador paraibano é o autor do Projeto de Lei (PLS 429/2015) que visa garantir a revitalização do Rio São Francisco.  No entendimento do senador, a hora de agir é agora, enquanto a obra de transposição está em andamento.
 
“Urge atuar tempestivamente para reverter o sombrio futuro a que está destinado o ‘Velho Chico’, se nada for feito. É preciso empenho de todos os agentes políticos para que essa catástrofe anunciada seja evitada. Não haverá qualquer atividade econômica, sem que o rio esteja ambientalmente saudável, mormente a geração de energia. É preciso revitalizá-lo, recuperar nascentes, recuperar matas ciliares, livrá-lo da poluição trazida por eflúvios in natura, entre outras ações urgentes”, alerta o senador Lira.
 
Recentemente, em pronunciamento no Senado, Raimundo Lira disse que “revitalizar o Rio São Francisco é fundamental para que a transposição das águas do Velho Chico não seja inócua para o Nordeste”.
 
Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: