header top bar

section content

Raimundo Lira anuncia audiência pública nesta quarta-feira para discutir limite para dívida da União

O requerimento para realização da audiência foi aprovado no dia 10 pela CAE.

Por

18/11/2015 às 08h40

Raimundo Lira, Senador da Paraíba. Confira!

O vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), senador Raimundo Lira (PMDB-PB), anuncia para esta quarta-feira (18), às 10h, a realização e uma audiência pública para discutir o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 84/2007, que estabelece o limite global da dívida consolidada da União. O requerimento para realização da audiência foi aprovado no dia 10 pela CAE.
 
Raimundo Lira confirmou as presenças, na audiência, do secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Saintive; do economista e pesquisador do FGV/Ibre José Roberto Afonso; dos professores Pedro Paulo Bastos (Unicamp) e José Luís Oreiro (UFRJ); e do chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Manoel Pires.
 
O vice-presidente da CAE informou que o projeto limita a dívida bruta da União a 4,4 vezes a receita corrente líquida (RCL) e a dívida líquida a 2,2 vezes a RCL. Entretanto, estabelece um período de 15 anos para o alcance das metas.
 
Até lá, lembra ele, vigora uma regra de transição: nos cinco exercícios seguintes ao da publicação da resolução, a dívida bruta poderá chegar a 7,1 vezes a RCL e a líquida, a 3,8 vezes a RCL. Entre o 6º e o 15º ano, a proposta estabelece uma fórmula de redução gradual.
 
Lira lembra que a proposta já chegou a ser aprovada pela CAE em 2007 e retornou à comissão naquele mesmo ano, após a apresentação de uma emenda de Plenário. O projeto original, resultante de uma mensagem do então presidente Fernando Henrique Cardoso, só previa limite para a dívida líquida.
 
Raimundo Lira disse que quem quiser participar da audiência poderá interagir com o debate através do link: http://bit.ly/audienciainterativa ou através do Portal e-Cidadania: www.senado.gov.br/ecidadania
 
Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: