header top bar

section content

Maranhão e comitiva da Paraíba participam de Congresso da Fundação Ulysses Guimarães

Genebaldo afirmou também que o PMDB hoje é um Partido absolutamente congressual.

Por

18/11/2015 às 07h38

Maranhão e comitiva da Paraíba participam de Congresso da Fundação Ulysses Guimarães

Durante o Congresso da Fundação Ulysses Guimarães, foi aprovado por unanimidade, o encaminhamento da criação de um Grupo de Estudos sobre o Estatuto Partidário, onde cada estado deverá indicar um representante, e ainda terá um representante da Câmara Federal, do Senado Federal e dos núcleos (Mulher, Juventude, Afro e Sindical) para apresentar ao Diretório Nacional do PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães uma proposta mais ampla e de mudanças do Estatuto adequada a realidade atual. As mudanças só ocorrerão se houver aprovação na Convenção Nacional do Partido, a ser realizada em março do ano que vem.
 
A Paraíba se fez presente no Congresso com uma comitiva liderada pelo presidente estadual da legenda, senador José Maranhão, pelo tesoureiro Antônio de Sousa, o deputado estadual Raniery Paulino (presidente da FUG na Paraíba), o presidente do PMDB Jovem, Dihêgo Amaranto, além de vários diretorianos e membros do partido.
 
O ex-deputado federal e membro do Conselho Nacional e do Conselho Curador da Fundação, Genebaldo Correia (BA) em sua explanação elogiou o trabalho da instituição de promover essa discussão do Programa de Governo e dos estatutos. “Será que nós precisamos realmente alterar os nossos estatutos? Eu acho que sim. Vem de muitos anos já que ele sofreu alterações mais profundas. Porém é preciso ter a plena consciência de que o Partido não vai mal por causa dos estatutos. Se ele fosse aplicado nós não teríamos a dificuldade que estamos tendo de não ser aplicado. Não se ouve as instâncias partidárias”, pontuou.

Veja mais!

?Maranhão preside audiência pública sobre convalida atos de delegação de atividades notariais

 
Genebaldo afirmou também que o PMDB hoje é um Partido absolutamente congressual. “O que passa para a opinião pública brasileira é o que fazem os deputados e os senadores. Muitas vezes não se entendem porque a Câmara tem uma posição e o Senado tem outra”, observou.
 
O presidente do PMDB em São Paulo e deputado federal Baleia Rossi (SP), que coordenou os debates afirmou que o PMDB neste momento tem que se diferenciar e que o Estatuto do PMDB, que é a nossa Constituição precisa ser modernizado. “Mudar a Constituição não é fácil, precisa ser debatido sempre com a base, com os Diretórios Municipais, Diretórios Estaduais e com a Fundação Ulysses Guimarães”, destacou.
 
Em quase duas hora de debates foram apresentadas mais de cem propostas de alterações do Estatuto. Baleia Rossi disse que espera a colaboração e a ajuda de cada militante do PMDB para que “possamos fazer uma Constituição do Partido melhor, mais moderna e que atenda as expectativas dos nossos companheiros para que o PMDB fique cada vez mais forte”, acrescentou.
 
O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco disse que após as contribuições o coordenador, deputado Baleia Rossi, terá um prazo de 10 a 15 dias para apresentar uma versão “para que nós possamos devolver a militância do Partido e o debate continuar e ao mesmo tempo estaremos encaminhando a Comissão Executiva nacional para as deliberações necessárias”, explicou.
 
Wenderson Siqueira, representante de Minas Gerais, criticou sobre a retirada de competência do Diretório e da Comissão Executiva Estadual, por considerar que vai na contramão de toda a construção do PMDB no país inteiro.
 
O deputado federal João Arruda (PR) destacou que essa discussão deveria ser feita no Congresso do PMDB com a participação de todos os filiados. “É algo que cresça também a partir dos Diretórios municipais, passando pelos estaduais e no final uma decisão através do Diretório Nacional”.
 
O deputado Darcísio Perondi (RS) apresentou a proposta de criação de um Grupo de Trabalho para a atualização do programa e estatuto do Partido incorporando o compromisso do PMDB com o sistema parlamentarista de governo.
 
Para o presidente do Diretório Municipal de Campo Grande, Ulisses Rocha, a proposta é válida. “Tem que se discutir sim a proposta partidária. Mas como nós falamos do maior Partido do Brasil, um Partido que lutou para democratizar o país, nós não podemos transformar o nosso Partido, num momento em que nós vamos permitir que uma única pessoa tenha poderes sobre todos os dirigentes partidários”, observou.
 
O integrante da FUG/ES, Diego Nascimento, apresentou a proposta de que “não se faça a distinção dos núcleos do Partido e que os núcleos do Partido sejam reconhecidos como órgãos porque vocês tem aqueles que são consolidados, aqueles que buscam consolidação e que estão por vir se consolidar. E reconhecer a importância dos municípios, das direções municipais neste processo. Os partidos tem que ser fortes nas suas bases”.
 
Regina Perondi, presidente do PMDB Mulher/RS disse que “nós acreditamos que o patamar básico da militância do PMDB é a juventude e as mulheres. Os outros temas, inclusive o movimento Afro nós defendemos que sejam grupos de trabalhos técnicos.Assim como é o sindical, a segurança, lá no meu estado tem o tradicionalista. Mas isso a gente deve analisar e avaliar para onde vai essa questão”, apontou.
 
O deputado estadual Itamar Borges (SP) declarou que tem conversado com o diretório de São Paulo com relação ao grande número de provisórias em existem nos municípios em todos os estados. “Que a proposta pudesse contemplar um percentual mínimo de provisórias de diretórios municipais para terem os diretórios estaduais. Se tem uma coisa que se possa fazer é fortalecer os diretórios estaduais”, sugeriu.
 
O presidente do PMDB Afro, Vanderlei Lourenço (MG) lembrou que o PMDB Afro está presente em 17 estados e solicitou a inserção dos núcleos no estatuto considerando como órgão de apoio e colaboração partidária. “Hoje no nosso estatuto não há nenhum núcleo inserido. O nosso estatuto ele faz referência a órgãos de apoio e cooperação partidária”, citou.
 
Bruno Gabriel, presidente estadual da JPMDB-SP defendeu que com ideias propostas possam se desenvolver cada vez mais essa juventude. “Formar cada vez mais quadros para o PMDB, esse Partido que sobrevive e vive foi responsável por tantas mudanças. E por meio dessa juventude possa continuar crescendo e ampliando os seus espaços. E que este debate seja ampliado para os estados e para os municípios. Para que isso seja algo contínuo, um estudo, toda essa discussão para que o PMDB possa se fortalecer cada vez mais”, defendeu.
 
Já o presidente do PMDB Sindical, Washington Santos (Maradona) ressaltou a importância dos núcleos terem reconhecimento no Estatuto do Partido que já é uma luta de todos os núcleos. “Está sendo dada a oportunidade para o Partido, para o PMDB realmente se posicionar como deve, com a grandeza que tem, com a representação que tem, com o histórico de conquistas para os trabalhadores”, lembrou.
 
Amaury Cardoso, presidente estadual da FUG/RJ, também defendeu a diminuição do número de comissões provisórias que é um grande prejuízo para a vida ativa do Partido.
 
Por sugestão de Mateus Ramos, da Juventude PMDB de Sorocaba, foi aprovado ainda a sugestão de criação do núcleo de novos movimentos. Já Frazão, do PMDB de São Paulo, sugeriu a criação do Núcleo de Esportes do PMDB.  

Da Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: