header top bar

section content

Senador confirma visita, destaca importância da duplicação da BR 230 e diz que sonha com uma Universidade própria de Cajazeiras

Lira disse que, hoje, já há um sentimento em Cajazeiras de ter a sua própria universidade

Por

12/08/2015 às 16h45

O senador Raimundo Lira (PMDB) utilizou a tribuna do Senado nesta terça-feira (11) para registrar o aniversário, no próximo dia 22 de agosto, de 152 anos da sua cidade natal, Cajazeiras. Na oportunidade, ele comentou sobre a história do município, destacou as obras que conseguiu para Cajazeiras e região em seu primeiro mandato como senador e as ações que tem efetivado para conseguir obras estruturantes para a Paraíba, com destaque para a duplicação da BR 230 de Campina Grande a Cajazeiras.
 
“Cajazeiras é um pólo de desenvolvimento, uma cidade de porte médio, mas que tem todas as características de uma cidade de porte grande”, disse Raimundo Lira, lembrando a sua origem educacional – fato que a fez ser conhecida como ‘a cidade que ensinou a Paraíba a ler’ – e lembrando que ele próprio contribuiu com esse processo educacional quando, na década de 90, como senador da República, conseguiu recursos para construir a sua escola técnica federal.

IFPB 
“Naquela época foram aprovadas no Congresso Nacional vinte escolas técnicas federais e, dessas vinte, no governo Sarney, foram construídas apenas seis. A escola técnica de Cajazeiras foi uma das maiores e mais modernas. Naquela época, quando foi inaugurada, o custo de manutenção da escola representava quase igual ao Fundo de Participação dos Municípios, tão grande era a sua importância; e hoje ela tem em seu corpo alunos e professores oriundos do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará. É uma instituição consolidada”, destacou Lira.
 
Ele também lembrou sua atuação em favor da criação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, que depois implantou um campus em Cajazeiras. “A Paraíba possuía a segunda maior universidade federal do Brasil em número de professores e de alunos, depois do Rio de janeiro, que era a UFPB, com sede em João Pessoa. Existia a vontade de Campina Grande, cidade que me acolheu, onde eu vivi a maior parte da minha vida, de ter a sua própria instituição. Então, havia nesta cidade o desejo de que essa grande universidade fosse desmembrada. Foi criada, então, a UFCG e hoje Cajazeiras tem um campus da UFCG”.
 
Sonho 1
Lira disse que, hoje, já há um sentimento em Cajazeiras de ter a sua própria universidade. “Esse Campus já cresceu tanto que Cajazeiras já deseja que ele se torne sua universidade própria, a Universidade Federal de Cajazeiras. Então, é um sonho do povo de Cajazeiras e que nós lutaremos por ele”.
 
O senador confirmou que participará das festividades do aniversário de Cajazeiras. “Estarei no dia 22 na minha cidade, para comemorar, junto com os meus conterrâneos, o aniversário. Venho participando quase todos os anos desta festividade. Era muito jovem quando, em 1964, participei do centenário de Cajazeiras”, lembrou ele.

Sonho 2 
No discurso, que durou mais de 25 minutos, Raimundo Lira destacou o grande sonho da duplicação da BR 230, que, segundo ele, será concretizado, considerando que os primeiros passos para a sua consolidação virão pela sua atuação como relator do Orçamento 2016 do Ministério dos Transportes. Ele lembrou que os hoje senadores José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) tiveram participação decisiva na duplicação da BR 230, no trecho João Pessoa – Campina Grande e que a luta agora será estender a duplicação até Cajazeiras.
 
Lira destacou ainda que, no processo de modernização, a BR 230, que corta a Paraíba do litoral até o Ceará, passou a ser uma estrada de tão boa qualidade que se transformou num corredor dos transportadores. “Eles preferem atravessar o estado da Paraíba e isso fez com que o tráfego nela ficasse muito intenso e agora, em função do grande número de carretas, caminhões, ônibus e carros de passeio, está havendo a necessidade premente de que essa BR seja, também, duplicada”.
 
DIÁRIO DO SERTÃO 
Com Assessoria 

Tags:
Recomendado pelo Google: