header top bar

section content

Governo promove capacitação para profissionais de bibliotecas públicas no Sertão

A capacitação é ministrada pela própria coordenadora do SEBPP, Cybelle Macedo.

Por

14/07/2015 às 15h02

O curso na cidade de São Bentinho ocorre nos dias 29 e 30 de julho, a partir das 8h30

A cidade São Bentinho, localizada no Sertão paraibano, é o próximo município a receber o curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas na Paraíba. O treinamento é oferecido pela coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, através da Funesc, e apoiado pela prefeitura da cidade receptora. A capacitação é ministrada pela própria coordenadora do SEBPP, Cybelle Macedo. O curso na cidade de São Bentinho ocorre nos dias 29 e 30 de julho, a partir das 8h30, na Escola Municipal Joaquina Cassimira da Conceição, que fica na rua Severino Soares da Silva, s/n, Centro da cidade.  

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor. O treinamento é gratuito e as turmas são limitadas em 25 vagas. Para se inscrever, os interessados devem procurar a sede da secretaria de Cultura do município de São Bentinho ou através do email [email protected].  Além de São Bentinho, diversas cidades paraibanas já receberam a ação, como Guarabira, Ouro Velho, Solânea, entre outras. 

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na teórica, o aluno recebe informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação. O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo. 

Software
A Biblioteca Nacional disponibiliza um software livre chamado “Biblivre” para todas as unidades públicas, comunitárias e rurais. “No curso, fazemos a divulgação dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização”, explica Cybelle Macedo. 

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, que é vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional, é sediado na de Biblioteca Juarez da Gama Batista, do Espaço Cultural. O Sistema dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico. 

Serviço:
Curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas

Data: 29 e 30 de julho

Cidade: São Bentinho (PB)

Local: Escola Municipal Joaquina Cassimira da Conceição

Hora: 8h

Inscrições: via e-mail:  [email protected] ou presencialmente, na Secretaria de Cultura de São Bentinho

Realização: Governo do Estado / Funesc

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: