header top bar

section content

Governo realiza treinamento do Sistema Apurasus para unidades de saúde estaduais

De acordo com Shirleyanne, as capacitações serão feitas por etapas. “Implantar o sistema de custo não é algo que a gente faça da noite pro dia.

Por

17/03/2015 às 17h06

Ministério suspende recursos (Foto ilustrativa do Google)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Economia da Saúde, tem como uma das prioridades para o ano de 2015 a implantação do sistema Apurasus em toda a rede hospitalar estadual. No período de 23 a 26 de março serão realizadas capacitações em unidades de saúde do Estado.

O Apurasus, sistema que apura os custos na rede hospitalar, começou a ser implantado ano passado em sete hospitais piloto: Arlinda Marques, Traumas de João Pessoa e Campina Grande, Maternidade Frei Damião, Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Hospitais Regionais de Picuí e Cajazeiras. Devido aos bons resultados alcançados, este ano o sistema deverá chegar a toda a rede hospitalar estadual.

“O governador Ricardo Coutinho tomou conhecimento do sistema, viu a importância dele para a rede e o colocou como uma prioridade para este ano. Começamos com sete unidades e até o final do ano teremos 38 unidades de saúde estaduais com o Apurasus em pleno funcionamento”, disse a chefe do Núcleo de Economia da Saúde, Shirleyanne Brasileiro.

De acordo com Shirleyanne, as capacitações serão feitas por etapas. “Implantar o sistema de custo não é algo que a gente faça da noite pro dia. Há certo movimento de paradigma cultural dentro da organização institucional do hospital. É preciso capacitar esses técnicos para alimentar os dados a princípio, e depois colocar esses dados no sistema”, explicou.

A chefe do Núcleo de Economia da Saúde destacou que, entre os hospitais piloto que começaram a utilizar o sistema ano passado, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena se destacou. “O Hospital de Trauma de João Pessoa já está com seu sistema a todo vapor. Hoje já temos o custo do paciente/dia, da cirurgia, do centro de custo, da refeição, entre outros. Então, hoje já temos indicadores de resultado do que nós implantamos ano passado. E o Trauma de João Pessoa, como pioneiro, será exemplo pra que todos busquem esse resultado, que é possível alcançá-lo”, disse.

Treinamento – O calendário de capacitações de março terá início na segunda-feira (23), no Hospital Regional de Pombal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rita, UPA de Princesa Isabel, UPA de Guarabira, UPA de Cajazeiras, Regional de Guarabira, Regional de Princesa Isabel e Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. Na terça-feira (24), as capacitações serão realizadas no Hospital Regional de Mamanguape; quarta-feira (25), na Maternidade Peregrino Filho e no Regional de Patos; e na quinta-feira (26), no Hospital Geral de Taperoá.

Além dessas capacitações, o Núcleo de Economia da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, vai realizar uma oficina para os diretores dos 38 hospitais. A oficina deve ser realizada ainda no mês de março. “A gente entende que há uma importância técnica dos diretores conhecerem essa ferramenta para a própria tomada de decisão. Então, conhecendo o resultado desse produto, eles terão a real noção da importância, o quanto vai beneficiar a própria gestão deles. A oficina será realizada entre o final de março e o início de abril, estamos esperando só a confirmação do MS para definirmos a data”, disse Shirleyanne.

A gestora ressalta que o Ministério da Saúde está muito feliz com os resultados e empenho da Paraíba. Segundo ela, o Estado será referência nacional do Apurasus. “O Núcleo de Economia conta com uma equipe pequena, mas bastante comprometida, empenhada, que vem trabalhando muito. Em todo o Brasil, pode ter certeza, a Paraíba será o primeiro Estado a ter 100% do Apurasus”, concluiu.

Apurasus – É um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde. O programa tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: