header top bar

section content

Usuários do Detran farão agendamento eletrônico para vistoria veicular

A previsão é de que dentro de 60 dias todos os veículos a diesel de João Pessoa e Campina Grande passem por este teste no momento das vistorias obrigatórias

Por

05/09/2014 às 13h27

Usuários do Detran farão agendamento eletrônico

Os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) agora vão poder fazer o agendamento eletrônico da vistoria veicular para exames realizados em João Pessoa e Campina Grande. O anúncio foi feito pelo superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, na manhã desta quinta-feira (4), durante o lançamento do novo site do órgão. A medida visa agilizar o atendimento e evitar filas, considerando que quem fizer a marcação pela internet só precisará estar no local minutos antes do horário estabelecido para a vistoria.

Os usuários poderão fazer o agendamento eletrônico da vistoria veicular pelo endereço www.detran.pb.gov.br. Em Campina Grande, o agendamento eletrônico das vistorias está previsto para o dia 11 de setembro, enquanto em João Pessoa, começa no dia 18 de setembro.

Para ampliar a prestação de serviços, o site do Detran passou por mudanças e é o primeiro, em todo o país, a  possibilitar  o acesso  com maior qualidade por meio de todas as plataformas modernas de navegação Web, como tablets e smartphones. 

Além de tornar o site mais legível, a equipe da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), juntamente com os técnicos do Detran, facilitou o acesso dos usuários aos serviços do Departamento de Trânsito disponibilizados na web, a fim de que eles encontrem na tela os caminhos para os serviços mais procurados.

Vistoria veicular – A vistoria veicular é realizada durante o primeiro emplacamento, transferência de propriedade, mudança de domicílio, ou qualquer alteração que exija a emissão de um novo documento. Só na capital, serão agendadas 242 vistorias por dia, sendo 178 para a sede do Detran, em Mangabeira; 36 para o posto de atendimento do Shopping do Automóvel e 28 para o Shopping Carro Legal, ambos localizados na BR 230, estrada de Cabedelo. Para Campina Grande, serão agendadas 140 vistorias por dia.

O Detran lembra que também serão agendadas vistorias para os sábados, dias em que o órgão oferece atendimento ao público, das 8h às 13h, no posto do Shopping do Automóvel, em João Pessoa, e na sede da 1ª Ciretran, em Campina Grande.

Nos primeiros dias, haverá um esquema especial para o atendimento aos usuários que chegarem ao Detran sem o agendamento prévio. A primeira tentativa será de encaixar o exame para algum horário disponível no mesmo dia, ou o usuário poderá agendar a vistoria para outra data.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o setor de vistoria veicular já foi considerado um dos mais problemáticos no Detran, mas tem merecido uma atenção especial por parte do Governo do Estado.

Ele lembrou que, em 2011, foi implantada a vistoria eletrônica, substituindo o antigo exame grafotécnico para a leitura do chassi e tornando mais ágil e segura a verificação da procedência do veículo. Já em 2013, foi realizado o primeiro concurso público da história do Detran e, entre os 108 servidores nomeados, 30 são vistoriadores.

Controle da poluição ambiental – Outra medida importante para o setor foi a recente aquisição de 20 opacímetros, equipamentos utilizados para verificar o nível de poluição provocada pelos veículos a diesel. O Governo do Estado, por meio do Detran, investiu R$ 195 mil na compra e fará um treinamento dos vistoriadores para a utilização.

A previsão é de que dentro de 60 dias todos os veículos a diesel de João Pessoa e Campina Grande passem por este teste no momento das vistorias obrigatórias, e que, gradativamente, o exame seja feito também nas outras cidades.

Passam pela vistoria obrigatória veículos do tipo caminhão, durante transferência de propriedade, alteração de características, renovação anual do licenciamento ou segunda via do certificado de registro. Os demais veículos a diesel serão vistoriados durante transferência de propriedade, alteração de característica e emissão da segunda via do certificado de registro.

Secom

Tags:
DIÁRIO ESPORTIVO

VÍDEO: Na TV, dirigentes do Atlético de Cajazeiras explicam contratações fechadas e outras que ‘melaram’

NOVAS CRÍTICAS

VÍDEO: Para líder católico de Cajazeiras, o Nordeste será “um recanto esquecido” por Bolsonaro

CLIMA DE EMOÇÃO

VÍDEO: Amigos e familiares destacam o legado de Dr. Toinho durante velório do advogado em Cajazeiras

ECONOMIA

VÍDEO: Com fila zerada, Bolsa Família injeta quase R$ 2 milhões por mês em Cajazeiras, diz coordenador