header top bar

section content

TV Assembleia apresenta programação especial sobre aniversário da Capital

A TV Assembleia prepara uma programação especial em comemoração ao aniversário de João Pessoa. Ela será exibida na próxima terça-feira – 5 de agosto, data da fundação da Capital.   Serão três programas diferentes contando a história do município, passando pelas primeiras edificações, ruas, praças e a construção da avenida Epitácio Pessoa.   O programa […]

Por

01/08/2014 às 15h04

TV Assembleia apresenta programação especial

A TV Assembleia prepara uma programação especial em comemoração ao aniversário de João Pessoa. Ela será exibida na próxima terça-feira – 5 de agosto, data da fundação da Capital.
 
Serão três programas diferentes contando a história do município, passando pelas primeiras edificações, ruas, praças e a construção da avenida Epitácio Pessoa.
 
O programa “Memória.Doc Especial” vai apresentar as mudanças da cidade, desde o nome de “Nossa Senhora das Neves”, passando por outras três denominações até receber o nome João Pessoa, em homenagem prestada ao presidente assassinado em Recife (PE), em 1930.
 
O “Memória.Doc” também destacará a construção das primeiras ruas na cidade baixa, o Centro da Capital, os mosteiros e igrejas, a Praça dos Três Poderes, o Parque Solon de Lucena, a Praça da Independência e a avenida Epitácio Pessoa. A apresentação é de Gilson Souto Maior, e contará com a participação dos historiadores Arion Farias e Fábio Gama.
 
Evolução da arquitetura

O documentário “João Pessoa – História e Arquitetura” apresentará a evolução da arquitetura dos imóveis da Capital paraibana, desde o barroco clássico e rococó das igrejas e as primeiras edificações até o momento contemporâneo, com a modernidade dos luxuosos edifícios do Altiplano – Cabo Branco.    
 
O documentário também destacará sobre a o início da “verticalização” da cidade de João Pessoa, abordando a construção do o edifício “João Pessoa”, que foi o primeiro “arranha-céu” da capital paraibana e, por isso, acabou ficando conhecido como 18 andares. A apresentação será do jornalista Eri Alves.
 
Assembleia Notícias
O programa Assembleia Notícias Especial vai mostrar a história de uma das ruas mais movimentadas e históricas da cidade, a Duque de Caxias, no Centro.
 
Durante o programa, o telespectador poderá conferir uma matéria com o monsenhor Ednaldo de Araújo, que lançou recentemente o livro “Arquidiocese da Paraíba – História e Memória”. Também será exibida uma reportagem sobre um restaurante da Capital, que mantém no cardápio pratos batizados com nomes em homenagem a cidade de João Pessoa. A apresentação é de Juliana Teixeira.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: