header top bar

section content

Monteiro sedia capacitações do Brasil Transparente nesta segunda

Participarão vereadores e funcionários das prefeituras e câmaras municipais de 18 cidades da região do Cariri paraibano.

Por

28/04/2014 às 14h30

Brasil Transparente em Monteiro

A Câmara Municipal de Monteiro sedia capacitação do programa Brasil Transparente, nestas segunda (28) e terça-feira (29). Os cursos são realizados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU).

Participarão vereadores e funcionários das prefeituras e câmaras municipais de 18 cidades da região do Cariri paraibano. A capacitação visa repassar conhecimentos relativos ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação e ferramentas de transparência disponíveis aos órgãos públicos. Monteiro é a quinta cidade a sediar os cursos do programa Brasil Transparente.

As inscrições para participar dos cursos estão abertas e podem ser feitas pelo portal da Assembleia Legislativa da Paraíba (www.al.pb.gov.br), por meio do e-mail capacitacoesalpb@gmail.com ou, presencialmente, no local do evento.

“Durante a capacitação, os participantes têm acesso a informações didáticas e aprendem sobre a criação e a manutenção das ferramentas de transparência e de acesso à informação, a exemplo de portais públicos com a apresentação de informações e dados da gestão”, explica o auditor da CGU, Rodrigo Paiva.

Próximas edições
As capacitações já foram ministradas nas regiões de Cajazeiras, Sousa, Patos e Guarabira. Além de Monteiro, estão programados cursos nas cidades de Campina Grande, nos dias 6 e 7 de maio, e em João Pessoa, entre 27 e 28 do próximo mês.

A CGU criou o programa Brasil Transparente para auxiliar os Estados e municípios na implementação de medidas de governo transparente previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI). O objetivo é juntar esforços no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto.

A Lei de Acesso à Informação (n°12.527/2011) operacionaliza o direito constitucional do cidadão de requerer informações ao poder público. Ela dispõe de procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e municípios, abrangendo tanto a administração direta como indireta.

Assessoria

Tags:

Recomendado para você pelo google

POLÊMICA

VÍDEO: Vereador cobra a convocação do concurso de Cajazeiras: ‘Era de urgência e o prefeito não convoca’

VÍDEO

Deputado cajazeirense abre o jogo e revela com quem fica após o racha no PSB da Paraíba

EDUCAÇÃO

VÍDEO: Xeque Mate fala sobre tradicional colégio de Cajazeiras e recebe diretora, professoras e alunas

ALUNOS DÃO SHOW

VÍDEO: 3º dia da Mostra de Conhecimentos destaca a natureza, tecnologias, leitura, teatro e matemática