Procon Legislativo registra aumento de 50% nos atendimentos à população
Os dados são comparados com as atividades registradas no primeiro mês de abertura.
O Procon da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) registra um aumento de 50% na quantidade de atendimentos realizados e de 80% no volume de questões resolvidas, por meio das intervenções preliminares realizadas pelo órgão. Os dados são comparados com as atividades registradas no primeiro mês de abertura. O órgão começou a funcionar em 18 de fevereiro.
De acordo com a coordenadora do Procon Legislativo, Ingrid Bezerra, o aumento da demanda ocorreu porque as pessoas estão conhecendo mais sobre o órgão. “O Procon da Assembleia Legislativa é novo, com apenas dois meses de funcionamento, e aos poucos as pessoas vão obtendo o conhecimento de que ele já está funcionando e buscam procurar o serviço. A tendência é que esse volume aumente ainda mais”, afirmou.
Ingrid Bezerra também comemora o aumento das questões que são resolvidas pelos atendimentos preliminares, realizados pelo Procon Legislativo diretamente com as empresas, sem que haja a necessidade da abertura de processo legislativo.
“Esse atendimento ocorre quando existe a queixa do consumidor e os nossos atendentes entram em contato direto com a empresa e a questão já é resolvida. Isso demonstra, na prática, que os fornecedores de bens e serviços estão mais cientes das suas responsabilidades”, explicou a coordenadora.
Novo sistema
Nos próximos dias o Procon Legislativo contará com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Ele possibilitará o fornecimento dos números de atendimentos realizados, bem como os tipos de reclamações já documentadas e as empresas que geram o maior grau de insatisfação por parte dos consumidores do Brasil inteiro.
A concessão do Sindec foi proporcionada por meio de parceria com o Procon Estadual (Procon-PB). “O sistema integra processos e procedimentos relativos ao atendimento de consumidores nos Procons de todo o país, visando proporcionar um instrumento de gestão adequado ao dinamismo típico dos órgãos que promovem a defesa do consumidor”, comentou a coordenadora.
Dias de funcionamento
O Procon Legislativo funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, para atendimento presencial, e à tarde, de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, para a realização das audiências de conciliação entre o consumidor e os representantes das empresas. O órgão fica localizado na Rua das Trincheiras, 169, no Centro, em João Pessoa. O telefone de contato é 3214-4591.
Assessoria
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