header top bar

section content

Orçamento Democrático Estadual reúne Conselho em Campina Grande

O subsecretário do OD Estadual, Hélio Silva Barbosa participou da reunião, e abriu a programação falando da importância que os conselheiros têm para com as ações do governo

Por

20/02/2014 às 16h32

O Conselho Estadual do Orçamento Democrático (Ceod) realizou na quarta-feira (19), em Campina Grande, reunião extraordinária com os conselheiros das 14 Regiões Geoadministrativas do Estado para planejar as atividades dos próximos três meses.

O encontro, no auditório do Hospital de Emergência e Trauma, localizado no bairro São José, também foi lido e aprovado o regimento interno, escolhida a nova mesa diretora. Os conselheiros deram informes das regionais e encaminharam ações.

O subsecretário do OD Estadual, Hélio Silva Barbosa participou da reunião, e abriu a programação falando da importância que os conselheiros têm para com as ações do governo, pontuando a relevância do papel de cada um.

“São os conselheiros que conduzem parte das ações do Orçamento Democrático Estadual e de todo o Governo do Estado. Esse é o espaço onde os representantes da população trazem suas demandas e acompanham as obras de toda a Paraíba. Hoje, trocamos informações sobre cada regional e ouvimos o que cada um trouxe para dialogar com a gestão”, informou.

Cada conselheiro teve a oportunidade de apresentar o relatório sobre sua região, e todos passam a partir de agora a integrar as comissões de articulação, acompanhamento e avaliação das ações e obras do governo.

“Integrar a comissão de acompanhamento das peças orçamentárias, será para nós conselheiros, de grande importância, por oportunizar conhecer mais perto sobre as demandas da população atendidas e reprimidas, assim como sobre os gastos públicos”, comentou a conselheira da 1ª Região, Claudia Tombolato, do município de Conde.

Cláudia também destacou o papel e a funcionalidade de cada conselheiro: “Nós representamos o Estado inteiro. Estamos com a responsabilidade de trilhar muitos caminhos. São milhares de pessoas que estão confiando no que estamos fazendo aqui”, complementou.

O conselheiro da 11ª Região (Princesa Isabel), Rivaldo Rodrigues, que integrará a comissão de articulação e intersetorialidade, disse que importante é o diálogo entre os conselheiros. “A ideia desta comissão é que todos os conselheiros possam trocar informações sobre as ações de cada município”, destacou.

As três comissões formadas são articulação e intersetorialidade; acompanhamento das peças orçamentárias e acompanhamento e avaliação das obras e serviços.

A reunião do Conselho Estadual do Orçamento Democrático foi encerrada com a eleição da nova mesa diretora, apresentação do ciclo 2014 das audiências regionais e do Prêmio Ceci Melo de Participação Popular, que este ano homenageará a líder camponesa Elizabeth Teixeira.

A mesa diretora está formado porAntonio Isidoro (Sociedade Civil – Imaculada), Emanoel Farias (Sociedade Civil – Condado), Celestino Neto (Sociedade Civil – Rio Tinto), Rivaldo Rodrigues (Sociedade Civil – Princesa Isabel), Aparecida (Sociedade Civil – Campina Grande), Hélio Silva Barbosa (Subsecretário do OD Estadual), Helena Serrano (Seampo/ UFPB), Júnior Caroé (Secretário do Conselho).

O ciclo 2014 do Orçamento Democrático Estadual terá início com as atividades das audiências regionais, que começam no dia 21 de março na cidade de Cajazeiras. As audiências acontecerão em 16 cidades, abrangendo as 14 regiões geoadministrativas, e se encerrarão em 2 de maio.

Prêmio Ceci Melo – Este será o segundo ano do Prêmio Ceci Melo de Participação Popular, promovido pelo Orçamento Democrático Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O Prêmio tem o objetivo de homenagear as conselheiras do OD, assim como mulheres que se destacam por suas atuações em prol da população das 14 regiões.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: