header top bar

section content

Governo já trabalha nos projetos de impacto ambiental e viabilidade econômica do Ramal Piancó da transposição, confirma Raimundo Lira

Ele lembrou que, independente do Ramal Piancó, a Paraíba já é o estado mais beneficiado do Nordeste, com a transposição.

Por Diário do Sertão

13/02/2016 às 08h50

Raimundo Lira, Senador da Paraíba. Confira!

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou nesta sexta-feira (12) que o Ministério da Integração Nacional já trabalha nos projetos de Viabilidade Econômica e de Impacto Ambiental para o chamado Ramal Piancó, que, na prática, é o ramal que possibilitará a terceira entrada de águas da transposição do Rio São Francisco no Estado da Paraíba.

“O Ramal Piancó é um novo eixo que nós estamos trabalhando, em Brasília, para tornar realidade; e o Ministério da Integração Nacional já está trabalhando nos projetos de viabilidade econômica e de impacto ambiental”, confirmou Raimundo Lira, que é presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Ele lembrou que, independente do Ramal Piancó, a Paraíba já é o estado mais beneficiado do Nordeste, com a transposição. Porém, com o novo ramal, este benefício será ampliado. “A Paraíba vai ser beneficiada com 90 municípios com a transposição e mais 18 municípios, quando for feito o Ramal Piancó”.

Lira explicou que o Ramal Piancó é um canal de 30 km que vai trazer água diretamente da transposição para o Rio Piancó, abastecendo o sistema Coremas – Mãe D’Água. “O sistema Coremas Mãe D’Água é a maior barragem de acumulação de água que nós temos na Paraíba, com capacidade parara armazenar 1 bilhão e 100 milhões de metros cúbicos de água”, lembrou ele.

Raimundo Lira disse que, com a transposição, a Paraíba terá água permanente no seu sistema hídrico. “O Ramal Piancó vai possibilitar, por exemplo, transformar o Rio Piranhas num rio permanente, ou seja, que terá sempre a quantidade de água necessária para atender a agricultura, a irrigação, na área de São Bento, de Paulista e de outros municípios”.

Ele também confirmou que o Ramal Piancó, além de beneficiar a Paraíba, levará água para o vizinho estado do Rio Grande do Norte. “Essa água vai chegar a cidades do Rio Grande do Norte, como Serra Negra, indo até a Barragem Armando Monteiro, chamada Barragem de Açu, que é a maior barragem de lá. Então, o Ramal Piancó vai beneficiar diretamente a Paraíba e o Rio Grande do Norte”.

Veja entrevista na qual o Senador Raimundo Lira comenta sobre este assunto, acessando o link: https://goo.gl/45nLjp

Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: