header top bar

section content

Deputados destacam caravana e cobram mais recursos para a saúde

Na oportunidade, os deputados ainda cobraram sessões itinerantes da ALPB

Por

06/11/2013 às 16h43

O debate sobre a ausência de investimentos para a área da saúde pública predominou durante os discursos no grande expediente, da sessão ordinária desta quarta-feira (6), da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na oportunidade, os deputados ainda cobraram sessões itinerantes da ALPB para discutir a implantação de campus universitário em Sapé e investimento no turismo religioso e de aventura em Araruna, além de apoio à incorporação da linha férrea do Estado a ferrovia Transnordestina.

O deputado Toinho do Sopão (PEN) elogiou a normalidade identificada durante a visita de inspeção promovida pela “Caravana da Saúde” da ALPB, nesta terça-feira (5), ao Complexo Arlinda Marques, em João Pessoa. Segundo ele, os deputados foram bem recepcionados pela diretoria e pelo corpo de funcionários. Além disso, foram constatados ambientes limpos e poucos índices de irregularidades naquele ambiente hospitalar.

“Diferente da ‘celeuma’ enfrentada no Hospital de Trauma, no Arlinda Marques fomos bem recebidos. É bem verdade que o complexo ainda precisa de algumas melhorias, a exemplo da refrigeração nas salas de espera, mas vamos propor a inclusão de algumas medidas na peça orçamentária do Estado”, alegou Toinho.

A exemplo do discurso sobre a fiscalização ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o líder do governo, deputado Hervázio Bezerra (PSB), também criticou a não convocação dos demais membros da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional – que ele também faz parte -, para a fiscalização ao Arlinda Marques.

O deputado socialista ainda fez um apelo ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), para a “liberação” das obras do “Trevo de Mangabeira”. “Essa importante obra, que o governador Ricardo Coutinho (PSB) assinará a sua ordem de serviço amanhã [quinta-feira, 7], às 10h, irá ajudar a desafogar o trânsito caótico daquela região”, disse.
 
Apoio a liberação de recursos
O líder da oposição, Anísio Maia (PT), rebateu Hervázio e enalteceu a importância da “Caravana da Saúde”. “Bastou uma única visita ao Hospital de Trauma para verificarmos que a instituição não está as mil maravilhas, como demonstrava o governo”, disse. O parlamentar petista ainda afirmou que vai propor a união de lideranças políticas locais em prol de uma maior liberação de recursos para a saúde no Estado.

“É preciso a união da nossa bancada e, se possível, vou junto com eles à Brasília cobrar do Governo Federal mais recursos para o nosso Estado. Este é um desafio que quero cumprir, pois, é inadmissível que a Paraíba tenha menor verba proporcional do que o Estado do Rio de Janeiro, por exemplo”, destacou Anísio.

Trócolli Júnior (PMDB) foi outro deputado que criticou a ausência de maiores investimentos para a saúde pública. De Acordo com ele, o Governo do Estado investe na compra de aviões, Centro de Convenções, entre outras áreas, mas esquece das instituições hospitalares da Paraíba. “É por isso que esta casa criou a ‘Caravana da Saúde’. Não adianta reclamar, pois, ainda vamos percorrer outros 31 hospitais no Estado”, disse.
 
Auditoria comprova irregularidades na pactuação com a Cruz Vermelha
O deputado Bado Venâncio (PEN) apresentou, na tribuna, relatório de Processo de Auditoria e Inspeção Especial (Nº 14.965/11) ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, emitido pela Diretoria de Auditoria e Fiscalização (Diafi) do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O documento apresenta várias irregularidades na gestão da instituição, nos primeiros seis meses do contrato de pactuação firmado entre o Governo do Estado e a Cruz Vermelha Brasileira.  

“Tem o pagamento de uma taxa de administração pelo Estado à Cruz Vermelha de mais de R$ 1 milhão; contratos irregulares com empresas terceirizadas; horas extras que não haviam sido pagas; mais de R$ 27 mil de gastos com passagens aéreas, ou seja, tudo isso são gastos sem comprovação orçamentária e sem que esteja estabelecido em contrato, isso só nos primeiros seis meses. É o dinheiro do cidadão sendo jogado pelo ralo”, afirmou Bado Venâncio.
 
Paraíba incorporada à Transnordestina
O deputado Carlos Dunga (PTB) conclamou os demais membros da Casa de Epitácio Pessoa para elaborar um documento que solicite a restauração da linha férrea da Paraíba e a possível incorporação do trecho à ferrovia Transnordestina, que tem conclusão prevista pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) apenas para o ano de 2016.  

“Se esta casa não encampar essa ideia, nós vamos ficar sem argumentos para mostrar aos nossos eleitores, no processo eleitoral de 2014 e, consequentemente, vamos ficar fora da Transnordestina, o maior seguimento ferroviário deste país que vai ligar o Nordeste ao Sudeste”, disse Dunga.
 
Dia do Radialista
O deputado Vital Costa (PP) apresentou voto de aplauso a todos os radialistas paraibanos, que nesta quinta-feira (7), comemoram o Dia do Radialista. “É um profissional que está em contato direto com a população de todas as camadas sociais, deixando sempre a população bem informada”, disse. Ele também destacou Encontro de Blogueiros, que será realizado no próximo sábado (9), em Araruna.
 
Sessões itinerantes em Araruna e Sapé
Vital Costa ainda agradeceu aos colegas de parlamento pelo apoio à realização de uma sessão itinerante da ALPB, no município de Araruna. Segundo ele, o objetivo é promover a discussão sobre problemas da saúde identificados na região, além de cobrar maiores investimentos para o incremento do turismo religioso e de aventura praticado do Parque da Pedra da Boca.

Vital Costa também solicitou a implantação de uma Companhia do Corpo de Bombeiros no município. “Lá tem o turismo religioso e também o de aventura e a chegada dos Bombeiros irá reforçar, ainda mais, a segurança daqueles que buscam a nossa região para praticar esportes radicais ou apenas para visitação”, concluiu.

Já Raniery Paulino (PMDB) destacou a realização de uma sessão itinerante da ALPB em Sapé, no próximo dia 29, para discutir a necessidade da implantação de um campus universitário no município. “Agradeço aos deputados e líderes de bancadas que subscreveram esta propositura. Para se ter uma ideia da importância do tema, só no período noturno 18 ônibus saem da cidade de Sapé para Guarabira e João Pessoa com alunos em busca do ensino superior. Por isso, é uma demanda mais do que justa para aquela comunidade”, frisou.
 
Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: