header top bar

section content

Senador enaltece importância do Dia Nacional da Cultura destacando suas ações para a área

Vital do Rêgo busca com a Ministra da Cultura espaços culturais para Sousa e Patos

Por

05/11/2013 às 16h30

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura, que é celebrado nesta terça-feira (5) o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) reafirma seu compromisso com a área obtendo conquistas importantes para a Paraíba. Recentemente Vital manteve audiência com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, onde apresentou diversos projetos no âmbito do fortalecimento da cultura para diversas cidades paraibanas.

Para Vital, o Brasil é um país de formação multirracial e por isso carrega um pouco do costume de cada povo que veio morar aqui. Dos negros, herdamos o candomblé, a capoeira, parte do nosso vocabulário e muito do nosso folclore. Dos índios, herdamos o artesanato, a pintura, comidas exóticas como o peixe na folha da bananeira e a rede. Do português, ficamos com o costume católico, a língua, as roupas.

“Essa mistura de características culturais de ambas etnias sobreviveram ao tempo e hoje compõe uma enorme riqueza cultural. O fato é que temos muito que comemorar hoje. Os costumes do povo brasileiro, seu folclore, suas comidas e suas músicas são neste sentido, grandes representantes das peculiaridades da cultura do país.”

Na condição de membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) o senador Vital do Rêgo apresentou recentemente a ministra projetos para a transformação de estações ferroviárias antigas de Sousa e Patos/PB, em espaços culturais.

O parlamentar deseja que esses marcos históricos para essas cidades que fazem parte das suas identidades, sejam espaços de utilização para o conhecimento, para a informação e entretenimento e que não sejam apenas cartões postais abandonados.

A ministra parabenizou o senador pelas iniciativas e destacou que irá se empenhar para a viabilidade dos projetos, pois a transformação de espaços como esses proporciona diversas manifestações culturais e de lazer para as populações locais e como a vinda de turistas. A reunião ocorreu com as presenças da ministra e de Anna Lopes/ASPAR e Daiana Dellagostin/Assessora.

PEC da Música – Aristas como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Nando Reis, Frejat, Otto, Lenine, Roberta Miranda, Carlinhos Brown, Gaby Amarantos, Fernanda Abreu, Fafá de Belém, Raimundo Fagner, Alexandre Pires, Jair Rodrigues, Emicida, Rogério Flausino, Jorge Vercilo, Leoni, Max Viana e Tim Rescala, parabenizaram recentemente o senador Vital do Rego (PMDB-PB) por acelerar aprovação apoteótica de projeto sobre direitos autorais.

Representando os demais artistas, Carlinhos Brown fez questão de cumprimentar Vital do Rego por atender o apelo dos artistas e agilizar a aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Projeto. Eles foram ao Plenário do Senado acompanhar a votação apoteótica na sessão presidida por Vital do Rego.

O projeto de lei (PLS 129/2012) reivindicado pelos artistas da MPB e aprovado graças ao trabalho do senador Vital à frente da CCJ, estabelece novas regras para cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos autorais de obras musicais e audiovisuais. A proposta, resultado dos trabalhos de comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada para investigar irregularidades no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Origem da data – O Dia Nacional da Cultura foi instituído através da Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970, e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil – Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu em 5 de novembro de 1849.

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: