header top bar

section content

Governo do Estado incentiva fortalecimento da gastronomia paraibana

Em João Pessoa, o festival acontece até o dia 26 de maio, em 33 restaurantes.

Por

03/05/2013 às 15h40

Os paraibanos e turistas já podem participar da 5ª edição do Festival Brasil Sabor 2013, que traz como destaque a culinária brasileira e regional. O festival foi aberto na noite dessa quinta-feira (2), na Sonho Doce Recepções, com a participação do governador Ricardo Coutinho, que destacou o papel do festival para geração de empregos e consolidação da identidade da gastronomia paraibana.

Em João Pessoa, o festival acontece até o dia 26 de maio, em 33 restaurantes. Em Campina Grande, vai do dia 7 a 30 de maio, em 18 restaurantes filiados a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB). A expectativa é de movimentar os estabelecimentos participantes.

O festival é uma realização da Abrasel-PB e do Governo do Estado com apoio do Sebrae e Fecomércio. Neste ano, o tema é “A comida do lugar em todos os lugares”, dando destaque à culinária regional. Na noite de ontem, os visitantes puderam degustar pratos com toque regional de restaurantes como Baianos, Família Muccinni, Cozinha Criativa, Sonho Doce, Fina Fatia e outros que participam do evento.

O governador destacou que uma das principais bases do turismo é a gastronomia e a Paraíba tem uma tradição que vem sendo aprimorada com ações de qualificação da mão de obra. “Este festival é importante para construir uma identidade própria, gerar empregos e estimular a movimentação nos restaurantes. É por isso que apoiamos a realização do Festival Brasil Sabor”.

Ricardo ainda enfatizou o crescimento do número de restaurantes de alto nível em João Pessoa e em outros municípios da Paraíba e a consequente geração de empregos no setor. Ele observa o bom momento do turismo na Paraíba com a construção do Centro de Convenções, e estradas turísticas. “Além das belezas naturais, da infraestrutura, da qualidade no atendimento, um Estado precisa do artesanato e da gastronomia qualificada para fidelizar os turistas. É imprescindível que os visitantes lembrem do sabor da comida paraibana”, resumiu.

Este ano, os     visitantes que forem aos estabelecimentos vão eleger o melhor prato, o melhor chef e o melhor garçom de João Pessoa e Campina Grande, os dois melhores vão ganhar uma moto. Aqueles que completarem o roteiro gastronômico do Brasil Sabor, visitando quatro restaurantes do Festival, terão direito a voltar a um deles com direito a um prato de cortesia e ainda concorrer a uma viagem para o Rio Grande do Sul, com acompanhante. O estabelecimento mais escolhido para ser repetido vai levar o prêmio na categoria melhor restaurante.

O presidente da Abrasel, Marcos Mozzine, explicou que o festival trabalha a valorização do profissional, o desenvolvimento do setor e uma ação solidária com o Lar da Providência, em João Pessoa, e a Casa da Criança João Moira, em Campina Grande. Mozzine acrescentou que o apoio do Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento das ações da Abrasel e o fortalecimento do setor gastronômico e do turismo.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: