header top bar

section content

Dois espetáculos de dança e um de teatro são atrações da Mostra Estadual nesta quarta-feira

A 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo é realizada pelo Governo do Estado da Paraíba.

Por

06/11/2012 às 09h58

A peça “Como se fosse [im]possível ficar aqui”, do Núcleo de Pesquisa e Experimentação Teatral – Pinel, de Campina Grande, abre a 6ª noite da 17ª Mostra Estadual de Teatro,Dança e Circo, nesta quarta-feira (7), no Teatro Santa Roza, às 19h30. Ainda pela Mostra Oficial (não competitiva), a coreografia do Let’s Go Grupo de Dança, também de Campina Grande, se apresenta, às 21h30. Pela Mostra Paralela (competitiva) será encenada a montagem “A Mulher da Viração”, do Grupo Etos, de João Pessoa.

Com espetáculo apoiado em autores clássicos da dramaturgia universal, unidos aos textos dos próprios atores, “Como se fosse [im]possível ficar aqui" fala sobre idas e vindas, a vontade inerente ao humano de partir e sua impossibilidade, imposta pela necessidade de ficar. A fábula une uma concepção dupla de espaço-tempo: é o tempo da memória e o tempo da vida, o espaço da vida e o espaço da morte. Por esses caminhos segue a história de Ciça, jovem que, na esperança de uma vida promissora longe da seca que assola sua terra natal, é imbuída pela necessidade de decidir partir ou ficar, o que reverberará em toda sua existência.

Esta mesma mulher, no futuro, se torna grande artista, uma diva dos palcos – vivendo todos os luxos e amores que sua nova posição lhe proporciona. Em dado momento, casa-se, e esse matrimônio a coloca, mais uma vez, no estado de prisão em que vivia no passado. Novamente, ela tem que decidir e, para isso, tem que reencontrar a menina de outrora e refazer os caminhos e decisões.

Ainda pela Mostra Oficial, às 21h30, os passos da dança “Nuances”, do Let’s Go Grupo de Dança, de Campina Grande, comandará o palco principal do festival. O grupo campinense desempenha coreografias que tentam passar o sentimento de liberdade para o público no universo Hip-Hop.

Na paralela, às 20h30, a Companhia Etos apresenta “A Mulher da Viração”, que conta a historia de uma jovem da comunidade que se apaixona pelo padre de sua paróquia e a partir daí, desenvolve-se um verdadeiro tormento para ambos, o padre em conflito com sua condição de celibatário, a jovem com medo de ser vista como um ser profano que se envolve com um santo homem.

A 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo é realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Alterações – A Funesc anunciou duas alterações na programação da Mostra Oficial. A primeira é a substituição do espetáculo “Macunaíma”, que se apresentaria nesta quarta-feira (7), às 20h30. No lugar, será apresentada a peça “A Mulher da Viração”, com o Grupo Etos (João Pessoa, PB), sob direção de Gabriel Filho.

A palestra que aconteceria nesta quinta-feira (8) também será alterada. A Roda de Conversa com Herê Aquino (Fortaleza, CE) e Fernando Teixeira (João Pessoa, PB) foi transferida para esta quarta, às 15h. O tema em discussão será “O Teatro Paraibano no Contexto do Teatro Nordestino”. A atividade acontecerá na escola de dança do Theatro Santa Roza.

Homenagens – Este ano, o evento presta homenagens a quatro nomes da cultura paraibana. Na dança, a homenagem é para Maurício Germano, da Produção Cia de Dança e coreógrafo do Balé Popular da UFPB. Como representante da arte circense, o homenageado é o Major Palito, popular na cidade de Campina Grande. No teatro a homenagem é póstuma, ao teatrólogo Elpídio Navarro, falecido no dia 17 de julho deste ano. Além desses três nomes, mais um artista recebe as honrarias do festival. Trata-se do bailarino e professor José Enoch, que é o homenageado especial da Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo.

Mostra competitiva – Os espetáculos selecionados para a Mostra Paralela são avaliados por meio de votação diária de júri popular. Os 100 primeiros espectadores de cada apresentação receberão cédulas para votação. As decisões da curadoria serão definitivas e não caberá recurso.

Os dois espetáculos que obtiverem melhores votações receberão prêmio em dinheiro no valor bruto de R$ 2.500, considerando as deduções previstas em Lei.

Programação:

Quarta-feira (7)

MOSTRA OFICIAL:

19h30 – Espetáculo de Teatro: Como se fosse [im]possível ficar aqui (PINEL – Núcleo de Pesquisa e Experimentação Teatral – Campina Grande)

21h30 – Espetáculo de Dança: Nuances (Let’s Go Grupo de Dança – Campina Grande)

MOSTRA PARALELA:

20h30 – Espetáculo de Teatro: A Mulher da Viração (Grupo Etos -João Pessoa, PB)

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM

Tags:
Recomendado pelo Google: