header top bar

section content

Curso capacita 1.266 agentes para atuarem nos presídios da Paraíba

Os agentes foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado no ano de 2008.

Por

01/08/2012 às 18h55

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), deu início nesta semana a mais uma turma de formação para agentes penitenciários, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

O curso para formação de agentes penitenciários está no seu 16º grupo e neste momento forma 180 agentes penitenciários. Serão duas semanas de aulas práticas e teóricas em horário integral até o próximo dia 11 de agosto. Em seguida, no dia 13, será iniciado o 17º grupo para formação de mais 145 agentes penitenciários, com previsão de término para o dia 25 de agosto.

Disciplinas – O Curso de Formação tem carga horária de 100 horas/aula, divididas em cinco módulos, sendo quatro módulos de aulas teóricas e um de atividades práticas: Módulo I – Administração Penitenciária – 20h; Módulo II – Saúde e qualidade de vida – 8h; Módulo III – Segurança e Disciplina – 28h; Módulo IV – Relações Humanas e Reinserção Social- 20h; Módulo V – Atividades Práticas – 24h.

Os agentes foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado no ano de 2008. Após concluírem a primeira etapa de provas objetivas e discursivas, eles passaram por uma avaliação psicológica até chegarem nesta última e terceira etapa de formação de agentes penitenciários.

"Foram oferecidas 2000 vagas, sendo que 1.266 desses profissionais já passaram pelo curso de formação e estão em pleno exercício nos presídios e cadeias públicas do Estado. Até o final do mês de agosto serão 1.360 agentes devidamente capacitados”, destacou Marlene Rodrigues, integrante da Comissão do Concurso.

Convocação – O secretário de Estado da Administração Penitenciária, coronel Washington França da Silva, publicou novo edital de convocação no Diário Oficial do Estado de 17/07/2012 convocando mais 133 candidatos para realizarem matrícula no Curso de Formação.

Para o gerente executivo do Sistema Penitenciário, tenente coronel Arnaldo Sobrinho, as convocações são de extrema importância para a renovação e qualificação do quadro de agentes penitenciários. "A determinação do governador, que resolveu convocar todos os aprovados no último concurso, mostra a preocupação do Governo do Estado em manter a segurança nas unidades penais da Paraíba”, destacou. Ele acrescentou que o curso de formação prepara os futuros agentes para enfrentar qualquer problema que venham encontrar no exercício da função e os qualifica para serem agentes diretos do processo de ressocialização.

Os últimos convocados deverão comparecer ao Centro Administrativo Estadual, no Bloco III, 3º andar, situado na Av. João da Mata, s/nº, Jaguaribe, João Pessoa – PB, no prazo de até 30 (trinta) dias a partir da publicação do ato de nomeação no Diário Oficial do Estado munidos da documentação exigida para investidura no cargo.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: