header top bar

section content

UPA de Santa Rita atende cerca de 150 mil pessoas em um ano e nove meses

A UPA de Santa Rita foi a primeira do Estado a entrar em funcionamento a partir da portaria nº 1.601, de 7 de junho do ano passado

Por

26/07/2012 às 18h47

Cerca de 150 mil pessoas já foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na cidade de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, em apenas um ano e nove meses de funcionamento. Os dados foram divulgados pelo coordenador administrativo da unidade de Saúde, Rodrigo Navarro Gonçalves. Foram 79.356 atendimentos clínicos, 53.458 na área de pediatria e 17.186 na parte cirúrgica.

A UPA de Santa Rita foi a primeira do Estado a entrar em funcionamento a partir da portaria nº 1.601, de 7 de junho do ano passado, que determina as diretrizes para implantação dessas unidades e o conjunto de serviços de urgências 24 horas da rede de atenção às urgências.

A UPA de Santa Rita é de porte I (definindo por população e número de atendimentos) e suas atividades foram iniciadas em 21 de outubro de 2010, sob a gerência e gestão estadual.

A unidade de saúde conta diariamente com um quadro de cinco médicos por plantão de 12 horas, divididos nas especialidades de clínica médica, pediatria e cirurgia (média complexidade), além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, técnico de radiologia, farmacêutico e assistentes sociais todos capacitados para atender todas e quaisquer urgências e emergências.

A média é de 238 atendimentos por dia, ultrapassando o limite médio para uma UPA de porte I, que é de 150 atendimentos diários.

Rodrigo Navarro assegurou que embora tenha grande demanda, a UPA Santa Rita mantém a qualidade no atendimento, que não passa de 25 minutos de espera. Uma pesquisa de satisfação do usuário mostrou que 88% dos entrevistados deram ao atendimento da UPA conceito de 8 a 10 numa escala que vai de 0 a 10.

A UPA de Santa Rita é equipada com aparelhos de raios-X, eletrocardiograma, laboratório completo, sala de vacina, teste rápido de HIV e hepatite, e dispõe de 11 leitos (sendo quatro de sala amarela atendimento de média complexidade, e dois de sala vermelha, de alta complexidade), três adultos e três pediátricos.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: